Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Precarização do trabalho e risco de acidentes na construção civil: um estudo com base na Análise Coletiva do Trabalho (ACT)

Texto completo
Autor(es):
Mara Alice Batista Conti Takahashi [1] ; Reginalice Cera da Silva ; Luiz Eduardo Cobra Lacorte [3] ; Gislaine Cecília de Oliveira Ceverny [4] ; Rodolfo Andrade Gouveia Vilela [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba - Brasil
[3] Psicólogo do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba - Brasil
[4] Universidade Metodista de Piracicaba. Faculdade de Ciências da Saúde. Curso de Fisioterapia - Brasil
[5] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Saúde e Sociedade; v. 21, n. 4, p. 976-988, 2012-12-00.
Resumo

Este artigo descreve a atividade e a percepção dos trabalhadores da construção civil sobre os riscos e a carga de trabalho. O estudo, com base na Análise Coletiva de Trabalho (ACT), é parte de pesquisa em políticas públicas para aprimoramento do Sistema de Vigilância em Acidentes de Trabalho (SIVAT) de Piracicaba-SP. Priorizou-se a construção civil pela magnitude epidemiológica de ocorrência de acidentes de trabalho e a baixa eficácia das ações tradicionais de vigilância pelas características de informalidade, terceirização e rotatividade do setor. Os trabalhadores revelaram elevada percepção dos riscos de acidentes e que as medidas de segurança dificultam ou impedem a realização do trabalho. Os achados questionam a eficácia dos treinamentos para adesão às medidas de segurança e evidenciam a necessidade de uma pedagogia transformadora nas ações de promoção da saúde e prevenção dos acidentes de trabalho. (AU)

Processo FAPESP: 06/51684-3 - Ações interinstitucionais para o diagnóstico e prevenção de acidentes do trabalho: aprimoramento de uma proposta para a região de Piracicaba
Beneficiário:Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas