Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Padronização de parâmetros eletrocardiográficos de cães da raça Golden Retriever clinicamente sadios

Texto completo
Autor(es):
Arine Pellegrino [1] ; Fernanda Lie Yamaki [2] ; Roberto Carvalho e Pereira [3] ; Valéria Marinho de Oliveira [4] ; Maria Helena Matiko Akao Larsson [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Brasil
[2] USP. FMVZ
[3] USP. FMVZ
[4] USP. FMVZ
[5] USP. FMVZ. Departamento de Clínica Médica
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira; v. 30, n. 12, p. 1083-1088, 2010-12-00.
Resumo

A distrofia muscular de Duchenne (DMD) em humanos é uma alteração neuromuscular hereditária, de caráter recessivo, ligada ao cromossomo X e causada pela ausência ou disfunção da distrofina. Clinicamente, caracteriza-se por grave alteração na musculatura esquelética, resultando em morte precoce do indivíduo acometido. Em cães da raça Golden Retriever, a mutação que leva à distrofia muscular ocorre espontaneamente e a extensa homologia entre a patogênese da DMD e da distrofia muscular do Golden Retriever permite qualificar o cão como o principal substituto de humanos nos testes clínicos de novas terapias. O miocárdio deficiente em distrofina é mais vulnerável à sobrecarga de pressão e os pacientes com DMD podem desenvolver cardiomiopatia dilatada, hipertensão arterial e o eletrocardiograma pode se apresentar distintamente anormal. No presente estudo, foram avaliados exames eletrocardiográficos de 38 cães da raça Golden Retriever clinicamente sadios (20 animais de até 12 meses de idade e 18 animais entre 12 e 36 meses de idade), com a finalidade de se obter parâmetros para a padronização do eletrocardiograma nessa referida raça, o que futuramente poderá servir de referência na identificação de cães portadores ou afetados pela distrofia muscular. Os valores eletrocardiográficos obtidos encontraram-se dentro dos valores de normalidade e referência para as diferentes raças de cães; e as variáveis peso e idade alteraram significativamente a freqüência cardíaca e a amplitude do complexo QRS. (AU)

Processo FAPESP: 04/08173-2 - Padronizacao de parametros eletrocardiograficos, ecocardiograficos e de pressao arterial de caes da raca golden retriever.
Beneficiário:Arine Pellegrino
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica