Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Análise integrada de dados de sensoriamento remoto, geologia e geofísica no estudo de aqüífero fraturado, Lindóia - SP

Texto completo
Autor(es):
Vanessa Madrucci [1] ; Fabio Taioli [2] ; Carlos César de Araújo [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] CENTRAN
[2] USP. Instituto de Geociências - Brasil
[3] Petrobras. ANI - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Geofísica; v. 23, n. 4, p. 437-451, 2005-12-00.
Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de detalhe no aqüífero fraturado na região de Lindóia, Estado de São Paulo. A partir do estudo regional de favorabilidade de ocorrência de água subterrânea definiu-se a área de estudo a qual foi mapeada como excelente favorabilidade. O estudo de detalhe consistiu no mapeamento de fraturas em fotografias aéreas (escala 1:25.000) e realização de levantamento geofísico de eletrorresistividade (caminhamento elétrico e sondagem elétrica vertical). Realizou-se a inversão dos dados geofísicos e a análise integrada desses dados com os dados geológicos de campo, dados de poços, fontes e fraturas mapeadas em fotografias aéreas. Os resultados mostram que foi possível otimizar os trabalhos de campo com a obtenção de resultados satisfatórios em relação à definição de locais mais favoráveis para a locação de poços. (AU)

Processo FAPESP: 00/05740-2 - Prospecção de água subterrânea em terreno cristalino com o auxílio de dados de sensoriamento remoto, geofísicos e modelagem matemática, na região das bacias hidrográficas dos rios Mogi Guaçu e Pardo, estado de São Paulo
Beneficiário:Vanessa Madrucci
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado