Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A apologia do consumo de bebidas alcoólicas e da velocidade no trânsito no Brasil: considerações sobre a propaganda de dois problemas de saúde pública

Texto completo
Autor(es):
Ilana Pinsky ; Roberto Victor Pavarino Filho
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul; v. 29, n. 1, p. 110-118, 2007-04-00.
Resumo

Os acidentes de trânsito, muitas vezes relacionados com excesso de velocidade, e os problemas decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas são dois importantes problemas de saúde pública no Brasil. Esses problemas podem estar associados, como no caso do dirigir alcoolizado, mas também se apresentam de maneira independente. Entre os diversos fatores que impactam nesses problemas encontra-se a propaganda de estímulo (comerciais). A influência da propaganda em várias questões de saúde, incluindo consumo de álcool e segurança no uso de veículos, tem um papel que recentemente está sendo mais estudado e compreendido. Setores públicos e privados no Brasil têm influência na regulamentação da propaganda, que é ainda principalmente exercida através do exercício da auto-regulamentação. O presente artigo apresenta um quadro geral sobre o assunto e, diante dos prejuízos de ordem social e econômica advindos do consumo de bebidas e dos acidentes, propõe-se a discutir o papel que vem sendo exercido pelos meios de comunicação, sua responsabilidade social e os limites da auto-regulamentação. (AU)

Processo FAPESP: 04/13564-0 - Os jovens e a propaganda de bebidas alcoólicas no Brasil
Beneficiário:Ilana Pinsky Streinger
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Jovens Pesquisadores
Processo FAPESP: 03/06250-7 - Os jovens e a propaganda de bebidas alcoólicas no Brasil
Beneficiário:Ilana Pinsky Streinger
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores