Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeito da competição local por acasalamentos na razão sexual de vespas de figo

Texto completo
Autor(es):
R. A. S. Pereira [1] ; A. P. Prado [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. FFCLRP. Departamento de Biologia - Brasil
[2] Unicamp. Departamento de Parasitologia - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Journal of Biology; v. 66, p. 603-610, 2006-05-00.
Resumo

Em vespas de figo, os acasalamentos ocorrem dentro da prole de uma ou poucas vespas fundadoras, no interior do figo. Posteriormente, as fêmeas acasaladas se dispersam para colonizar novos figos. Sob estas condições, machos aparentados competem entre si por acasalamentos. Vários estudos mostram que esta competição local por acasalamentos (CLA) favorece a ocorrência de uma razão sexual da prole desviada em favor das fêmeas. Estudando Pegoscapus tonduzi que poliniza Ficus citrifolia no Brasil, nós analisamos o efeito da CLA (número de fundadoras) na razão sexual da prole das vespas polinizadoras. A relação do número de fundadoras e a razão sexual da prole seguiu qualitativamente o predito pela teoria, porém, os valores observados foram mais desviados em favor das fêmeas que o esperado. O modelo para razão sexual ótima considera que cada vespa fundadora contribui com o mesmo número de ovos na prole. A violação deste pressuposto explicaria a falta de ajuste dos resultados em relação à teoria. (AU)

Processo FAPESP: 98/05067-4 - Competição por acasalamento em vespas-de-figo (Hymenoptera: Chalcidoiea) associadas a Ficus eximia Schott (Moraceae)
Beneficiário:Rodrigo Augusto Santinelo Pereira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado