Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeito da bacteriocina de Leuconostoc mesenteroides 11 no controle da multiplicação de Listeria monocytogenes 4b

Texto completo
Autor(es):
Rafael C. R. Martinez [1] ; Elaine C. P. de Martinis [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY; v. 26, n. 1, p. 52-55, 2006-03-00.
Resumo

A atividade de uma preparação bruta de bacteriocina produzida por Leuconostoc mesenteroides 11, isolado de peito de frango, foi avaliada a 8ºC e 15ºC, contra Listeria monocytogenes. O patógeno foi inoculado em uma preparação bruta da bacteriocina e sua população foi enumerada depois de 0,5 e 10 dias de incubação. O título da preparação de bacteriocina foi determinado no tempo 0 e após 10 dias de incubação em ambas as temperaturas. Como controle negativo, foi utilizada uma cepa não produtora de bacteriocina, Leuconostoc mesenteroides A13. A bacteriocina de L. mesenteroides 11 inibiu parcialmente L. monocytogenes a 8ºC, mas a 15ºC a bacteriocina não foi capaz de impedir a multiplicação do patógeno. Nossos resultados sugerem que o uso da bacteriocina semi-purificada de L. mesenteroides 11 provavelmente não será adequada como único obstáculo para impedir a multiplicação de L. monocytogenes em alimentos. (AU)

Processo FAPESP: 02/05672-2 - Avaliacao da atividade antilisterial de preparacoes brutas de bacteriocinas de bacterias laticas.
Beneficiário:Rafael Chacon Ruiz Martinez
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica