Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Perfil de deformação de embalagens em função da variação da pressão efetiva

Texto completo
Autor(es):
Maria Isabel Berto [1] ; Camila B. Kaihatu [2] ; Luis E. V. Alves Jr. [3] ; Alfredo A. Vitali [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto de Tecnologia de Alimentos. Grupo de Engenharia e Pós-Colheita - Brasil
[2] Instituto de Tecnologia de Alimentos. Grupo de Engenharia e Pós-Colheita - Brasil
[3] Instituto de Tecnologia de Alimentos. Grupo de Engenharia e Pós-Colheita - Brasil
[4] Instituto de Tecnologia de Alimentos. Grupo de Engenharia e Pós-Colheita - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Journal of Food Technology; v. 14, n. 4, p. 325-331, 2011-12-00.
Resumo

As embalagens metálicas são amplamente utilizadas em processos de esterilização convencional de alimentos, realizados em autoclaves. Devido ao seu material de construção e principalmente ao design do corpo e tampa contendo ondulações, estas embalagens sofrem variação em seu volume interno durante o processamento térmico. A alteração deste volume interno é função da pressão efetiva, que é a diferença entre a pressão interna e externa da embalagem. O conhecimento do comportamento desta variação de volume, denominado de perfil da deformação da embalagem, é importante para a determinação do adequado espaço livre a ser deixado na etapa de enchimento, e para a verificação da necessidade e dimensionamento de uma contrapressão na autoclave durante o processamento térmico, que garanta a integridade da embalagem e eficiência de troca térmica do processo. Este trabalho constou da determinação do ponto de deformação permanente e do perfil de deformação de cinco tipos de embalagens cilíndricas metálicas comerciais, com volumes de 200, 307, 340, 908 e 2700 mL. Funções polinomiais ajustadas aos dados experimentais da variação do volume em função da pressão efetiva apresentaram altos coeficientes de correlação e valores de desvios padrões residuais abaixo de 10%, indicando que as mesmas podem predizer adequadamente este comportamento. (AU)

Processo FAPESP: 04/01998-6 - Desenvolvimento, implantacao e avaliacao experimental de um sistema de controle em tempo real para processos de esterilizacao de alimentos.
Beneficiário:Maria Isabel Berto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo FAPESP: 04/01997-0 - Desenvolvimento, implementacao e avaliacao experimental de um sistema de controle em tempo real para processos de esterilizacao de alimentos.
Beneficiário:Alfredo de Almeida Vitali
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular