Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Uso da N-metilenofosfonoquitosana para obter pró-fármaco de isoniazida

Texto completo
Autor(es):
Daniela Gonçales Rando [1] ; Carlos Alberto Brandt [2] ; Elizabeth Igne Ferreira [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Departamento de Farmácia
[2] Instituto Butantan
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Departamento de Farmácia
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas; v. 40, n. 3, p. 334-344, 2004-09-00.
Resumo

Em 1993, a Organização Mundial de Saúde declarou a tuberculose como emergência global, considerando-se a gravidade do desenvolvimento mundial da doença. Face à necessidade de alternativas quimioterápicas contra a tuberculose, especialmente em razão do aparecimento de formas multi-resistentes do Mycobacterium tuberculosis, o objetivo do presente trabalho foi a síntese e caracterização de pró-fármaco de ação prolongada de isoniazida. Para tanto, utilizou-se como transportador derivado hidrossolúvel de quitosana-a N-metilenofosfonoquitosana (NMPC). Este derivado, bem como seu precursor, exibe atividade estimuladora de macrófagos, célula hospedeira do M. tuberculosis. Por ser hidrossolúvel, este polímero é manuseado mais facilmente e pode ser administrado intravenosamente. O NMPC foi obtido da reação da quitosana com ácido fosforoso em presença de formaldeído. O acoplamento com a isoniazida foi realizado em três etapas: funcionalização com um espaçante succínico, ativação do produto succinoilado por meio de endociclização, que resulta na formação do análogo 1-(piridina-4-carbonil)-tetraidropiridazin-3,6-diona, e o acoplamento com o polímero propriamente dito. (AU)

Processo FAPESP: 99/07627-0 - Tuberculostáticos potenciais: aplicação da metodologia de Topliss para a série de 5-nitro-2-tiofilidenicos e síntese dos respectivos pró-fármacos de ação prolongada
Beneficiário:Daniela Goncales Galasse Rando
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado