Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeitos antrópicos na comunidade de peixes do Ribeirão Claro, Rio Claro, SP

Texto completo
Autor(es):
FC. Ferreira [1] ; M. Petrere Jr. [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. Instituto de Biociências. Departamento de Ecologia - Brasil
[2] UNESP. Instituto de Biociências. Departamento de Ecologia - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Journal of Biology; v. 67, n. 1, p. 23-32, 2007-02-00.
Resumo

Com o objetivo de verificar o efeito de alterações antrópicas, como o despejo de esgotos sobre a comunidade de peixes do Ribeirão Claro, SP, foram feitas coletas mensais em três pontos ao longo do rio (cabeceira, meio e foz) entre dezembro de 2003 e março de 2004, período reprodutivo para a maioria das espécies da região. O Ribeirão Claro apresentou boa composição e variedade em sua comunidade íctia, possuindo espécies raramente observadas em trabalhos na região, como Paravandellia oxyfera e Callichthys callichthys. Os índices de diversidade e equitabilidade apresentaram diferentes resultados quando considerado o peso ou número de indivíduos, além de não evidenciarem o comportamento típico de aumento da diversidade no sentido cabeceira-foz, nem a conseqüente perda de riqueza taxonômica no trecho impactado pelo despejo de esgoto doméstico. Sua interpretação deve ser feita com cautela, considerando os diversos aspectos incluídos em seus cálculos. Assim como os índices de diversidade, a similaridade de Morisita-Horn não ressaltou a grande diferença na comunidade da foz do Ribeirão Claro, em especial com relação ao trecho médio do rio. Fica evidente o declínio na riqueza de espécies no trecho poluído e a alteração em sua composição trófica, apresentando alta dominância de espécies piscívoras. (AU)

Processo FAPESP: 03/11530-9 - Efeitos da poluição sobre as comunidades de peixes nas fases larval e adulta do Ribeirão Claro - SP, durante o período reprodutivo
Beneficiário:Fabio Cop Ferreira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica