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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Um estudo comparativo das normas de um conjunto de 400 figuras entre crianças brasileiras e americanas

Texto completo
Autor(es):
Mônica Carolina Miranda [1] ; Sabine Pompéia [2] ; Orlando F A Bueno [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Psicobiologia - Brasil
[2] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Psicobiologia - Brasil
[3] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Psicobiologia - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Psiquiatria; v. 26, n. 4, p. 226-233, 2004-12-00.
Resumo

OBJETIVO: Este estudo comparou os resultados entre crianças brasileiras e americanas quanto àomeação, familiaridade com o conceito representado e complexidade visual de um conjunto de 400 figuras MÉTODO: Foram avaliadas 36 crianças brasileiras (18 meninos) de 5 a 7 anos de idade com características semelhantes às crianças americanas. Os procedimentos e medidas empregados no estudo brasileiro foram os mesmos usados para a população americana permitindo comparação direta dos dados das duas amostras através de correlações rho de Spearman e testes t de Student. RESULTADOS: Foram observadas correlações positivas significativas para todas as medidas entre as amostras brasileira e americana. A análise qualitativa demonstrou que ambos os grupos deram nomes modais que diferem do proposto para 59 figuras. As crianças brasileiras utilizaram nomes que diferem do proposto para 72 figuras nomeadas corretamente pelas americanas. As americanas nomearam diferentemente do nome modal 26 figuras nomeadas corretamente pelas brasileiras. CONCLUSÃO: O conjunto de 400 figuras mostrou-se um instrumento adequado para uso em diferentes culturas. Contudo, é aconselhável evitar o uso de figuras que produziram inconsistência de nomeação nas populações brasileira e norte-americana em estudos em outras culturas com o mesmo grupo etário até que normas específicas estejam disponíveis. (AU)

Processo FAPESP: 98/15397-1 - Conjunto de figuras padronizadas para uso em adultos e crianças no Brasil
Beneficiário:Orlando Francisco Amodeo Bueno
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular