Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Frugivoria e dispersão de sementes por Micos-Leões-Dourados (Leontopithecus rosalia) em um fragmento florestal na Mata Atlântica, Brasil

Texto completo
Autor(es):
MJ. Lapenta ; P. Procópio-de-Oliveira [2] ; MCM. Kierulff [3] ; JC. Motta-Junior [4]
Número total de Autores: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Journal of Biology; v. 68, n. 2, p. 241-249, 2008-05-00.
Resumo

A influência do mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) como dispersor de sementes foi estudada através do monitoramento de dois grupos de micos de dezembro de 1998 a dezembro de 2000 (871,9 horas de observações) em um fragmento florestal no Sudeste do Brasil. Os micos consumiram frutos de 57 espécies de pelo menos 17 famílias. Eles ingeriram sementes de 39 espécies, e 23 destas foram colocadas para germinar no laboratório e/ou no campo. L. rosalia é um dispersor de sementes legítimo porque sementes de todas as espécies testadas germinaram após a ingestão, mesmo que em baixas porcentagens. Esses primatas não apresentam um efeito consistente na germinação final de sementes, porque beneficiam algumas espécies enquanto prejudicam outras. Sementes predadas ou digeridas foram procuradas nas fezes. (AU)

Processo FAPESP: 99/10860-8 - O mico-leao-dourado (leontopithecus rosalia) como dispersor de sementes na reserva biologica uniao/ibama, rio das ostras, rio de janeiro, rj.
Beneficiário:Marina Janzantti Lapenta
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado