Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Ativação frontal e do cíngulo anterior durante tarefa de fluência verbal em pacientes em primeiro episódio psicótico

Texto completo
Autor(es):
Mostrar menos -
Maristela Schaufelberger [1] ; Maurien C T Senhorini [2] ; Maria Angela Barreiros [3] ; Edson Amaro Jr [4] ; Paulo R Menezes [5] ; Marcia Scazufca [6] ; Claudio C Castro [7] ; Adriana M Ayres [8] ; Robin M Murray [9] ; Philip K McGuire [10] ; Geraldo F Busatto [11]
Número total de Autores: 11
Afiliação do(s) autor(es):
Mostrar menos -
[1] Universidade de São Paulo. Department of Psychiatry - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Department of Psychiatry - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Institute of Radiology - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Institute of Radiology - Brasil
[5] Universidade de São Paulo. Department of Preventive Medicine - Brasil
[6] Universidade de São Paulo. Department of Psychiatry - Brasil
[7] Universidade de São Paulo. Heart Institute. Section of Magnetic Resonance - Brasil
[8] Universidade de São Paulo. Department of Psychiatry - Brasil
[9] University of London. Institute of Psychiatry - Ucrânia
[10] University of London. Institute of Psychiatry - Ucrânia
[11] Universidade de São Paulo. Department of Psychiatry - Brasil
Número total de Afiliações: 11
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Psiquiatria; v. 27, n. 3, p. 228-232, 2005-09-00.
Resumo

OBJETIVO: Estudos de neuroimagem funcional empregando tarefa de fluência verbal fonológica têm permitido a avaliação dos circuitos neurais relevantes à neuropsicologia das psicoses. Pacientes com esquizofrenia crônica apresentam diferença nos padrões de ativação em córtex pré-frontal e giro do cíngulo anterior em relação a controles normais. Essas regiões cerebrais foram avaliadas por ressonância magnética funcional, durante tarefa de fluência verbal fonológica, em pacientes com psicose funcional de início recente. MÉTODOS: Sete pacientes com psicose funcional (3 esquizofreniformes, 4 afetivos) e nove controles saudáveis foram estudados. Foram comparadas as imagens de ressonância magnética funcional adquiridas durante a articulação de palavras que começassem com letras classificadas como "fáceis" para a produção de palavras em Português. Comparações estatísticas foram obtidas com métodos não-paramétricos. RESULTADOS: Os grupos não diferiram em relação ao desempenho da tarefa. Os controles apresentaram maior ativação em cíngulo anterior rostral esquerdo e em córtex pré-frontal inferior direito, enquanto os pacientes mostraram maior ativação em uma região mais dorsal do cíngulo anterior bilateralmente e em uma porção mais superior do córtex pré-frontal direito. CONCLUSÃO: Nossos resultados preliminares são consistentes com estudos prévios e demonstram menor ativação em córtex pré-frontal e cíngulo anterior em pacientes com psicose de início recente durante tarefa de fluência verbal fonológica. A maior ativação em outras partes do cíngulo anterior e do córtex pré-frontal em pacientes pode estar relacionada a uma resposta compensatória necessária para a manutenção do desempenho normal da tarefa e sugere que uma alteração do padrão de atividade das diversas unidades funcionais do cíngulo anterior está associada aos transtornos psicóticos. (AU)

Processo FAPESP: 03/13021-4 - Funcionamento cerebral durante a producao de linguagem: estudos de ressonancia magnetica funcional usando tarefas de fluencia verbal.
Beneficiário:Geraldo Busatto Filho
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular