Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Correlação entre os limiares das curvas de crescimento das EOAPD e tons puros

Texto completo
Autor(es):
Campos, Ualace de Paula ; Mamede Carvallo, Renata Mota
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology; v. 77, n. 6, p. 754-760, NOV-DEC 2011.
Citações Web of Science: 2
Resumo

Diversos estudos foram realizados com o objetivo de correlacionar limiares audiométricos e medidas de emissões otoacústicas - produtos de distorção (EOA-PD). Entretanto, a alta variabilidade e as interferências externas tornam a estimação dos limiares auditivos por meio das EOA-PD pouco sensível. O objetivo desse estudo foi verificar a correspondência entre os limiares audiométricos tonais e os limiares de respostas cocleares obtidos por meio das curvas de crescimento das EOA-PD (CCEOA-PD), considerando a influência das variáveis: sexo, antecedentes de otite média aguda e orelha direita e esquerda. CASUÍSTICA E MÉTODO: Estudo prospectivo envolvendo 69 indivíduos com audição normal. Modelos de regressão múltipla mistos foram utilizados para avaliação da correspondência entre as duas medidas estudadas. RESULTADOS: Houve correlação positiva e estatisticamente significante em todas as frequências comparadas. CONCLUSÕES: A pesquisa dos limiares audiométricos com resolução de 01 dBNA e a consideração das variáveis citadas contribuíram diretamente para a alta correlação entre as medidas estudadas, além de reduzir a variabilidade das respostas. Por outro lado, a variabilidade das respostas ainda foi alta, limitando a aplicação das CCEOA-PD para esse fim. Sugerimos que essas variáveis devam ser consideradas nos estudos futuros de estimação dos limiares por meio das CCEOA-PD. (AU)

Processo FAPESP: 08/05151-9 - Efeito da função da orelha média e da curva de crescimento no nível de respostas das EOAPD
Beneficiário:Ualace de Paula Campos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto