Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Análise preditiva da densidade mineral óssea em adolescentes brasileiros eutróficos do sexo masculino

Texto completo
Autor(es):
Carla C. Silva [1] ; Tamara B.L. Goldberg [2] ; Altamir S. Teixeira [3] ; José C. Dalmas [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. Faculdade de Medicina de Botucatu
[2] UNESP. Faculdade de Medicina de Botucatu
[3] UNESP. Faculdade de Medicina de Botucatu
[4] Universidade Estadual de Londrina
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia; v. 50, n. 1, p. 105-113, 2006-02-00.
Resumo

Considerada um grave problema de saúde pública, estudos indicam que a osteoporose é uma doença pediátrica com manifestações clínicas apresentadas na senilidade. O diagnóstico de osteopenia/ osteoporose é normalmente feito na prática clínica através da densitometria óssea por atenuação de raio-x de dupla energia (DXA). O exame é de alto custo e de difícil aplicação em populações pediátricas em virtude do emprego de aparelhagem específica e software especial. O presente estudo propõe equações preditivas para avaliação da densidade mineral óssea (DMO) em adolescentes do sexo masculino. Foram recrutados 61 adolescentes saudáveis na faixa de 10 a 19 anos e obtidos a idade óssea (através do raio-x de mão e punho esquerdo), maturação sexual, o peso, a estatura, a DMO na coluna lombar e no fêmur proximal total. A estruturação dos modelos de predição foi realizada pela análise de regressão múltipla "stepwise". Os resultados indicaram modelos de predição para DMO com coeficientes de correlação de 0,87 para região da coluna e 0,80 para região femoral. Esses resultados confirmam que a DMO depende da idade esquelética e do crescimento físico durante a adolescência. As equações propostas são de fácil aplicação, baixo custo operacional e com poder explicativo superior a 75% e 65%, respectivamente para a DMO da coluna lombar e fêmur proximal total. (AU)

Processo FAPESP: 04/07007-1 - Marcadores bioquímicos de remodelação óssea e densidade mineral óssea em adolescentes atletas vinculados a várias modalidades esportivas
Beneficiário:Tamara Beres Lederer Goldberg
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular