Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel dos leucócitos na fisiopatologia da anemia falciforme

Processo: 07/58533-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Nicola Amanda Conran Zorzetto
Beneficiário:Camila Bononi de Almeida
Instituição Sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Anemia falciforme   Apoptose   Neutrófilos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anemia Falciforme | Apoptose | Neutrofilos | Sinalizacao | Vaso-Oclusao

Resumo

Anemia falciforme (AF) é uma desordem na síntese de hemoglobina causada por uma mutação pontual que leva a substituição de um aminoácido e conseqüentemente ocorre à produção de uma hemoglobina defeituosa, HbS. Em locais com baixa concentração de O2, essa hemoglobina polimeriza resultando em uma série de alterações que podem culminar em crises vaso-oclusivo. A HU é um agente quimioterápico que vem sendo utilizada com sucesso no tratamento da AF. Essa droga além de elevar os níveis de HbF, que ajuda a evitar a polimerização da HbS, também reduz o número de células brancas. A AF é uma doença inflamatória crônica caracterizada também por níveis de citosinas alteradas, além de um elevado número de leucócitos e lesões nas células endoteliais. Assim a remoção das células inflamatórias por apoptose é fundamental para a resolução do processo inflamatório. Em um estudo recente, realizado em nosso laboratório, demonstrou-se que a apoptose espontânea dos neutrófilos de pacientes AF parece está inibida quando essas células estão cultivadas "in vitro". Essa inibição ocorre através de uma via dependente de AMPc, o qual está 2 vez mais elevado nos neutrófilos de pacientes AF quando comparado aos neutrófilos controle. Além disso, há indícios de que citosinas presentes no soro AF seriam responsáveis pelo aumento de AMPc e redução da apoptose nessas células. Como conseqüência há um prolongamento da sobrevida dos neutrófilos podendo agravar ainda mais o sítio inflamatório nessa doença, tornando-se importante uma melhor compreensão dos fatores que estariam envolvidos na inibição da apoptose em neutrófilos AF. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, CAMILA BONONI; SCHEIERMANN, CHRISTOPH; JANG, JUNG-EUN; PROPHETE, COLETTE; COSTA, FERNANDO FERREIRA; CONRAN, NICOLA; FRENETTE, PAUL S.. Hydroxyurea and a cGMP-amplifying agent have immediate benefits on acute vaso-occlusive events in sickle cell disease mice. Blood, v. 120, n. 14, p. 2879-2888, . (11/50959-7, 07/58533-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Camila Bononi de. Papel dos leucócitos na fisiopatologia da anemia falciforme. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

COMPOSIÇÃO FARMACÊUTICA PARA CONTROLE DE VASO-OCLUSÃO E SEUS USOS BR1020120161095 - Albert Einstein College of Medicine of Yeshiva University ; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . Fernando Ferreira Costa ; Nicola Conran Zorzetto ; Camila Bononi De Almeida ; Paul S. Frenette - 27 de junho de 2012