Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de um programa preventivo de violência escolar: planejamento, implantação e eficácia

Processo: 08/10681-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams
Beneficiário:Ana Carina Stelko Pereira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Violência escolar   Prevenção   Desenvolvimento de programas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento de programas | prevenção | Violência escolar | Psicologia

Resumo

A situação de violência nas escolas brasileiras é um problema grave, sendo necessária a realização de programas preventivos científicos de violência escolar, os quais são poucos. Programas preventivos científicos são aqueles em que se fez: avaliação da necessidade de se reduzir um problema, avaliação da teoria do programa, avaliação do processo ou monitoramento e avaliação de resultados. Internacionalmente, existem revisões de programas preventivos que são úteis para o desenvolvimento de um programa brasileiro. Esse projeto pretende realizar dois estudos. O Estudo 1 proporá um programa de prevenção de violência escolar, avaliando-o quanto a teoria que o embasa. Para tanto, será feita uma revisão sistemática da literatura em que serão pesquisadas: (a) meta-análises de programas preventivos a comportamento agressivo em crianças, (b) programas brasileiros de prevenção de violência escolar divulgados em periódicos das áreas de Psicologia e Educação e (c) manuais e relatórios de organizações relacionadas à prevenção de violência. O Estudo 2 implantará tal programa, avaliando o recrutamento e retenção dos participantes, os procedimentos utilizados e a efetividade para a redução de violência escolar. Assim, ir-se-á implantar em duas escolas públicas de São Carlos, o programa que terá sido elaborado em detalhes no Estudo 1. Tal programa contará com a participação de professores de 5ª. a 8ª. séries das escolas, os quais se reunirão em encontros semanais durante 5 meses. As escolas não receberão a intervenção concomitantemente, de modo que uma se constitua em grupo experimental e a outra em grupo controle. Posteriormente, se re-aplicará o programa na escola que foi, primeiramente, grupo controle, tendo este sido aprimorado. Haverá avaliações pré-programa, ao longo do programa, pós-programa e de follow-up com múltiplos instrumentos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUNA GARCIA FORLIM; ANA CARINA STELKO-PEREIRA; LÚCIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE WILLIAMS. Relação entre bullying e sintomas depressivos em estudantes do ensino fundamental. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 31, n. 3, p. 367-375, . (08/10681-7)