Busca avançada
Ano de início
Entree

Cinemática mandibular e análise eletromiográfica na função motora oral

Processo: 09/13525-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Cláudia Maria de Felício
Beneficiário:Cláudia Maria de Felício
Pesquisador Anfitrião: Chiarella Sforza
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Università degli Studi di Milano, Itália  
Assunto(s):Mastigação   Músculos mastigatórios   Articulação temporomandibular   Disfunção temporomandibular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise de movimentos | Análise eletromiográfica | Articulação Temporomandibular | Disfunção Temporomandibular | Mastigação | Músculos Mandibulares | Motricidade Orofacial

Resumo

Nas Desordens temporomandibulares (DTM) a mastigação é a função que com maior frequência se apresenta alterada. Objetivos: (a) quantificar os movimentos mandibulares e condilares, por meio da analise tridimensional; (b) analisar as características EMG dos músculos mastigatórios durante a máxima contração voluntária (MCV) e mastigação em pacientes com DTM. Método: 10 sujeitos com DTM e 10 saudáveis sem DTM passarão por exame clínico, entrevista e registro dos contatos oclusais. Experimento I: Análise Optoeletrônica Tridimensional do Movimento: os movimentos livres de abertura/fechamento bucal e de mastigação serão registrados usando o SMART System, E-motion (Padova, Itália). Serão quantificados: o deslocamento do incisivo no plano sagital e os ângulos de Cardano na máxima abertura bucal; a translação condilar e o componente de rotação; o deslocamento mandibular, a velocidade de abertura e fechamento bucal na mastigação e a duração total do ciclo mastigatório. Experimento II: Análise Eletromiográfica: a atividade EMG dos músculos masseter e temporal anterior será analisada usando o Eletromiógrafo Freely (De Götzen srl; Legnano, Milano, Itália), nas provas: (1) MCV com dois rolos de algodão entre os dentes posteriores, sendo este o registro de padronização. (2) MCV em intercuspidação habitual; (3) Mastigação unilateral de goma à direita e (4) à esquerda. Com os potenciais padronizados, serão computados os índices EMG. Será computada a estatística descritiva para todas as variáveis Os grupos serão comparados por teste não-paramétrico quanto aos contatos interarcos, e pelo teste t-Student (dados não pareados) para as variáveis da análise tridimensional do movimento e da EMG. Probabilidades menores que 0,05 serão aceitas como significantes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE FELICIO, CLAUDIA MARIA; MAPELLI, ANDREA; SIDEQUERSKY, FERNANDA VINCIA; TARTAGLIA, GIANLUCA M.; SFORZA, CHIARELLA. Mandibular kinematics and masticatory muscles EMG in patients with short lasting TMD of mild-moderate severity. JOURNAL OF ELECTROMYOGRAPHY AND KINESIOLOGY, v. 23, n. 3, p. 627-633, . (09/13525-9)