Busca avançada
Ano de início
Entree

PARTICIPAÇÃO DO GENE Slc11a1 NA MODULAÇÃO DA RESPOSTA IMUNE NA ARTRITE INDUZIDA POR PRISTANE EM CAMUNDONGOS SELECIONADOS PARA RESPOSTA INFLAMATÓRIA AGUDA

Processo: 09/18414-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Marcelo de Franco
Beneficiário:Mara Adriana Corrêa Giacoia
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metaloproteinases   Seleção genética   Inflamação   Macrófagos   Artrite experimental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:artrite experimental | gene Slc11a1 | Inflamação | Macrófagos | metaloproteinases | seleção genetica | Imunologia

Resumo

A artrite reumatóide é uma doença autoimune caracterizada pela inflamação crônica das articulações com destruição da cartilagem e dos ossos. A intensa degradação do colágeno é um processo irreversível e contribui para a perda da função articular. Vários modelos foram desenvolvidos para induzir a artrite em animais e reproduzir os efeitos da artrite reumatóide desencadeados em humanos. Quatro sublinhagens de camundongos homozigotas para os alelos de R e S do gene Slc11a1 foram produzidas por meio de cruzamentos assistidos por genotipagem. Trabalhos do grupo realizados com estas sublinhagens mostraram a participação do gene Slc11a1 na modulação da artrite experimental induzida por pristane (PIA) e sugerem que a região cromossômica onde está localizado o gene Slc11a1 no cromossomo 1 seja uma região reguladora da resposta inflamatória aguda e da suscetibilidade à PIA. O gene Slc11a1 regula a atividade macrofágica e a replicação de patógenos intracelulares por meio da modulação do transporte de íons importantes no ambiente fagossomal. Os macrófagos apresentam um papel crucial na interação da imunidade inata com a imunidade adaptativa e têm grande participação nas fases aguda e crônica da artrite reumatóide. Assim, o presente estudo tem por objetivo investigar o perfil de expressão gênica e protéica dos macrófagos das sublinhagens de alta reatividade inflamatória (susceptíveis à artrite) homozigotas para os alelos R e S do gene Slc11a1, bem como, o envolvimento de metaloproteases endógenas no processo de artrite experimental induzida.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORREA, MARA A.; CANHAMERO, TATIANE; BORREGO, ANDREA; KATZ, IANA S. S.; JENSEN, JOSE R.; GUERRA, JOSE LUIZ; CABRERA, WAFA H. K.; STAROBINAS, NANCY; FERNANDES, JUSSARA G.; RIBEIRO, ORLANDO G.; et al. Slc11a1 (Nramp-1) gene modulates immune-inflammation genes in macrophages during pristane-induced arthritis in mice. Inflammation Research, v. 66, n. 11, p. 969-980, . (09/18414-0, 14/18060-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIACOIA, Mara Adriana Corrêa. Participação do gene Slc11a1 na modulação da resposta imune na artrite induzida por pristane em camundongos selecionados para resposta inflamatória aguda.. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.