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Trauma e histórico de vitimização na escola: um estudo retrospectivo com estudantes universitários

Processo: 10/01379-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams
Beneficiário:Paloma Pegolo de Albuquerque
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/00940-3 - Trauma na escola: relação entre vitimização e transtorno de estresse pós-traumático, BE.EP.DR
Assunto(s):Bullying   Transtornos de estresse pós-traumáticos   Ansiedade   Trauma psicológico   Exposição à violência   Escolas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bullying | transtorno de estresse pós-traumático | trauma | violência na escola | Psicologia

Resumo

Há muitos tipos de violência na escola, sendo que a vitimização escolar pode ser praticada tanto por pares (bullying), quanto por professores (abuso físico ou psicológico). As consequências para as vítimas vão desde sintomas físicos, doenças psicossomáticas, a prejuízos sociais, emocionais e acadêmicos. São comuns: depressão, aumento da agressividade, ansiedade, e até sintomas de Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Apesar da temática da violência na escola ser um tema tão importante, são raras as pesquisas que analisam as consequências para a vida adulta deste tipo de vitimização. O objetivo desse projeto é caracterizar a violência sofrida em escolas brasileiras e investigar efeitos em longo prazo da vitimização em ambiente escolar. Para atingir este objetivo, traduzir-se-à e realizar-se-à a validade de conteúdo para o Brasil de uma escala norte-americana (SATS-R) que se mostrou válida para a investigação do tema nos EUA. Tal escala será aplicada a estudantes universitários. Desse modo, participarão do estudo cerca de 560 estudantes cursando graduação na Universidade Federal de São Carlos, escolhidos de modo aleatório e que tenham consentido formalmente sua participação na pesquisa. Os dados coletados serão analisados a fim de se descrever dados demográficos dos participantes, tais como renda e etnia, tipos de estressores vivenciados na escola, bem como duração e frequência dos mesmos. Além disso, serão feitas análises de modo a se estabelecer uma tipificação da violência que ocorre na escola. Espera-se que os resultados do estudo apontem como se manifesta a violência na escola e seus efeitos a longo prazo, de modo a se destacar a necessidade de programas preventivos a esta questão e a auxiliar no planejamento de intervenções que reduzam tais consequências aos indivíduos que foram vítimas de violência na escola.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PALOMA PEGOLO DE ALBUQUERQUE; LUCIA C. A. WILLIAMS. Impacto das Piores Experiências Escolares em Estudantes: Um Estudo Retrospectivo Sobre Trauma. Paidéia, v. 25, n. 62, p. 343-351, . (10/01379-5)
DE ALBUQUERQUE, PALOMA PEGOLO; DE ALBUQUERQUE WILLIAMS, LUCIA CAVALCANTI. Predictor Variables of PTSD Symptoms in School Victimization: A Retrospective Study with College Students. JOURNAL OF AGGRESSION MALTREATMENT & TRAUMA, v. 24, n. 10, p. 1067-1085, . (10/01379-5)