Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de alternativa descentralizada de saneamento visando ao aproveitamento da urina humana na agricultura de subsistência

Processo: 10/18241-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Marcelo Antunes Nolasco
Beneficiário:Mariana Cardoso Chrispim
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Produção vegetal   Fertilizantes   Urina   Características do solo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ecosan | Produção vegetal | Saneamento ecológico | Saneamento Ecológico

Resumo

No Brasil, segundo dados do IBGE, em 2008, 2.495 municípios do Brasil (44,8% do total) ainda eram totalmente descobertos de redes de esgoto. Assim, seus moradores tinham que recorrer a alternativas como fossas sépticas, e rudimentares ou despejar esgoto em valões, rios ou terrenos vazios, gerando grandes prejuízos ao meio ambiente, e à saúde e qualidade de vida dessas pessoas. O saneamento ecológico é uma abordagem inovadora que surgiu para atender à carência de saneamento e aos vários problemas acarretados por esta. Esta forma de saneamento é baseada em: prevenir a poluição das águas; proporcionar o saneamento de fezes e urina; e usar estes produtos para fins de agricultura. A partir desta abordagem, este projeto pretende: analisar a influência da urina humana como fertilizante para o cultivo de duas espécies: a alface e o milho; verificar os efeitos nas propriedades do solo e do produto; e recomendar dosagens apropriadas para cada espécie em questão. Para isso, será realizado experimento com o plantio destas espécies com a divisão em diferentes grupos, que receberão doses diferentes de urina. Após isso, pretende-se analisar os resultados através de análise estatística com os parâmetros: área foliar e a massa seca da planta, para que se possa comparar o crescimento dos grupos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHRISPIM, MARIANA C.; TARPEH, WILLIAM A.; SALINAS, DELHI T. P.; NOLASCO, MARCELO A.. The sanitation and urban agriculture nexus: urine collection and application as fertilizer in Sao Paulo, Brazil. JOURNAL OF WATER SANITATION AND HYGIENE FOR DEVELOPMENT, v. 7, n. 3, p. 455-465, . (10/50653-2, 10/18241-6)