Busca avançada
Ano de início
Entree

Resposta imunológica de cordeiros da raça Santa Inês às infecções artificiais por Haemonchus contortus e Haemonchus placei

Processo: 11/03706-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Helmintologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Alessandro Francisco Talamini Do Amarante
Beneficiário:Michelle Cardoso dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Haemonchus   Ovinos   Resposta imune
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bovinos | Haemonchus | Ovinos | Resposta Imunológica | verminose | Parasitologia

Resumo

O presente estudo tem por objetivo avaliar a proteção conferida por infecções seriadas com Haemonchus placei e Haemonchus contortus em cordeiros, bem como, a influência de infecções pelas duas espécies de parasitas no ganho de peso dos animais. Serão utilizados 42 cordeiros Santa Inês distribuídos em cinco grupos. Os animais do grupo 1 (n=12) e 2 (n=12) receberão infecções seriadas de 500 larvas infectantes (L3), respectivamente de H. contortus (grupo 1) e H. placei (grupo 2) três vezes por semana ao longo de 28 dias. Uma semana após a última infecção, os animais serão tratados com anti-helmíntico e após três dias de tratamento serão desafiados com 4000 L3, onde os animais do grupo 1 receberão H. contortus (n=6) e H. placei (n=6) e o mesmo ocorrerá com os animais do grupo 2. Os animais do grupo 3 (n=6) e 4 (n=6) também receberão tratamento com anti-helmíntico e serão infectados no dia do desafio dos grupos 1 e 2, os animais do grupo 3 receberão 4000 L3 de H. contortus e do grupo 2 receberão 4000 H. placei. Os animais do grupo 5 (n=6), controle, não serão desafiados. Após 28 dias do desafio os animais de todos os grupos serão sacrificados com o intuito de avaliar a resposta imunológica dos ovinos às infecções artificiais causadas por parasitas específicos de ovinos e de bovinos. Os dados serão submetidos ao procedimento GLM do programa SAS e as médias serão comparadas pelo teste Tukey. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, MICHELLE C.; XAVIER, JORGE K.; AMARANTE, MONICA R. V.; BASSETTO, CESAR C.; AMARANTE, ALESSANDRO F. T.. Immune response to Haemonchus contortus and Haemonchus placei in sheep and its role on parasite specificity. Veterinary Parasitology, v. 203, n. 1-2, p. 127-138, . (10/18678-5, 11/09779-5, 11/03706-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Michelle Cardoso dos. Resposta imunológica de cordeiros às infecções artificiais por Haemonchus contortus e Haemonchus placei. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Botucatu Botucatu.