Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial quelante ao ferro de peptídeos do soro de leite obtidos de diferentes sistemas enzimáticos

Processo: 11/04948-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Flavia Maria Netto
Beneficiário:Maria Elisa Caetano Silva Abreu
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Bioquímica de alimentos   Hidrolisados de proteína   Quelato
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:hidrolisados protéicos | Imac | peptídeos sorolácteos | Purificação de peptídeos | quelatos | Bioquímica de alimentos

Resumo

A anemia por deficiência de ferro é um dos principais problemas de saúde pública que atinge todos os grupos etários, especialmente crianças e gestantes. A demanda por produtos de elevada absorção de ferro, sem efeitos colaterais e de baixo custo tem sido uma ação contínua. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo avaliar o potencial de quelação ao ferro dos peptídeos do soro de leite, obtidos da hidrólise enzimática com diferentes enzimas. Para tal, proteínas isoladas de soro de leite serão hidrolisadas com as enzimas Alcalase, pancreatina e Flavourzyme e fracionadas por ultrafiltração, com membranas de corte de 5, 3 e 1 kDa. As frações obtidas serão caracterizadas quanto ao teor de proteínas, composição de aminoácidos totais e livres, e perfil cromatográfico. A seguir serão separadas em coluna IMAC-Fe3+, em função de sua afinidade ao ferro. Considerando a influência que o pH exerce nas ligações de coordenação entre o ferro e o peptídeo, serão utilizados dois valores de pH, 3 e 6, a fim de avaliar o efeito deste parâmetro na afinidade de ligação ao ferro. As frações de maior afinidade serão sequenciadas por espectrometria de massa (MS/MS). Com esta pesquisa pretende-se contribuir para obtenção de um quelato capaz de elevar a biodisponibilidade do ferro e contribuir na prevenção da anemia ferropriva. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAETANO-SILVA, MARIA BLISA; BERTOLDO-PACHECO, MARIA TERESA; PAES-LEME, ADRIANA FRANCO; NETTO, FLAVIA MARIA. Iron-binding peptides from whey protein hydrolysates: Evaluation, isolation and sequencing by LC-MS/MS. Food Research International, v. 71, p. 132-139, . (11/04948-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ABREU, Maria Elisa Caetano Silva. Avaliação do potencial quelante de ferro de hidrolisados protéicos de soro de leite obtidos com diferentes enzimas. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos Campinas, SP.