Busca avançada
Ano de início
Entree

Enriquecimento antigênico de linhagens tumorais: estratégia para abordagens imunoterapêuticas personalizadas.

Processo: 12/10939-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Jose Alexandre Marzagão Barbuto
Beneficiário:Mariana Pereira Pinho
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/26044-4 - Sensibilização in vitro de linfócitos T para análise da habilidade imunoestimuladora dos híbridos de células dendríticas e células tumorais, BE.EP.MS
Assunto(s):Células tumorais   Células dendríticas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:células dendríticas | células tumorais | linhagens tumorais | Vacina antitumoral | Imunologia de Tumores

Resumo

Células dendríticas (DCs) são potentes células apresentadoras de antígenos e, desde a descoberta da possibilidade da sua geração in vitro, protocolos de imunoterapia baseados nessa célula têm sido desenvolvidos, inclusive para o câncer. O carregamento das DCs com antígenos tumorais pode ser realizado de diferentes maneiras. Um método que vem sendo bastante utilizado é a formação de híbridos de células dendríticas com células tumorais. Os defeitos que são encontrados nas células dendríticas derivadas de precursores sanguíneos de pacientes com câncer levaram ao desenvolvimento de protocolos usando DCs alogeneicas de doadores saudáveis. O uso de células de linhagens tumorais ou mRNA das células tumorais do paciente como fonte de antígenos tumorais, são estratégias que visam diminuir a massa tumoral necessária para o tratamento. A vacinação com DCs transfectadas com mRNA tumoral total, porém, têm apresentado resultados clínicos aquém do esperado, provavelmente pela expressão, pelas células dendríticas, de proteínas tumorais inibitórias, como consequência da transfecção do mRNA total tumoral. O objetivo do presente projeto é avaliar um protocolo diferente de carregamento de DCs com antígenos tumorais de pacientes: a fusão com células de linhagens tumorais estáveis, transfectadas com mRNA total de células de outras linhagens tumorais (como modelo para o uso de mRNA de tumores de pacientes).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINHO, MARIANA PEREIRA; SUNDARASETTY, BALA SAI; BERGAMI-SANTOS, PATRICIA CRUZ; STEPONAVICIUS-CRUZ, KAREN; FERREIRA, ADILSON KLEBER; STRIPECKE, RENATA; BARBUTO, JOSE ALEXANDRE M.. Dendritic-tumor cell hybrids induce tumor-specific immune responses more effectively than the simple mixture of dendritic and tumor cells. CYTOTHERAPY, v. 18, n. 4, p. 570-580, . (13/26044-4, 09/54599-5, 12/10939-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINHO, Mariana Pereira. Enriquecimento antigênico de linhagens tumorais: estratégia para abordagens imunoterapêuticas personalizadas.. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.