Busca avançada
Ano de início
Entree

Envolvimento da NADPH oxidase nas alterações de reatividade da artéria pudendal de camundongos diabéticos

Processo: 12/12178-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia
Pesquisador responsável:Rita de Cassia Aleixo Tostes Passaglia
Beneficiário:Rheure Alves Moreira Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/00832-1 - Papel de Nox1 na disfunção de artéria interna do pudendo em camundongos diabéticos, BE.EP.DR
Assunto(s):Diabetes mellitus   Disfunção erétil   Estresse oxidativo   NADPH oxidase
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artéria Pudendal Interna | diabetes | Estresse oxidativo | Cardiovascular

Resumo

Em indivíduos saudáveis, a ereção peniana depende de respostas altamente coordenadas, e praticamente simultâneas, que envolvem relaxamento da vasculatura pré-peniana, assim como dos vasos e do músculo liso intra-penianos. Isso desencadeia aumento do fluxo sanguíneo peniano, aumento da pressão intracavernosa e a consequente tumescência. As artérias pudendais internas (IPAs) são responsáveis por cerca de 70% da resistência ao fluxo sanguíneo que vai para os corpos cavernosos. Dessa forma, diversas patologias que levam ao aumento da resistência das IPAs como oclusão, estenose e processo aterosclerótico estão associadas com o aparecimento de disfunção erétil (DE). É amplamente aceito que o diabetes mellitus (DM) é um importante fator de risco para a DE. Modelos de diabetes tipo I e II apresentam disfunção endotelial e significante diminuição na resposta erétil. É possível que complicações vasculares associadas ao diabetes também ocorram em IPAs, o que poderia diminuir o fluxo sanguíneo para o corpo cavernoso e, consequentemente, comprometer a função erétil. Evidências indicam que o estresse oxidativo tem papel importante em complicações vasculares da DM e DE. Provavelmente, alterações vasculares associadas ao estresse oxidativo também ocorram nas IPAs. Nesse sentido o presente estudo testará a seguinte hipótese: Animais diabéticos apresentam disfunção vascular de artérias pudendais internas consequente à geração de EROs via NADPH oxidase. Para testar nossa hipótese, utilizaremos o modelo de diabetes induzido por estreptozotocina em camundongos C57BL/6J. Será realizada dosagem de EROs em células do músculo liso vascular isoladas de IPAs, reatividade vascular de IPAs em míografo para vasos de resistência, quantificação proteica de subunidades reguladoras da NADPH oxidase, análise de estrutura vascular em míógrafo pressurizado e por coloração com hematoxilina-eosina, além de estudo da função erétil in vivo. Esse estudo oferece uma nova abordagem na investigação dos mecanismos que contribuem para a DE associada ao DM, principalmente em decorrência da inexistência de estudos avaliando disfunção das IPAs em modelo animal de DM.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES, RHEURE A.; NEVES, KARLA B.; TOSTES, RITA C.; MONTEZANO, AUGUSTO C.; TOUYZ, RHIAN M.. Downregulation of Nuclear Factor Erythroid 2-Related Factor and Associated Antioxidant Genes Contributes to Redox-Sensitive Vascular Dysfunction in Hypertension. Hypertension, v. 66, n. 6, p. 1240-1250, . (12/12178-6)
ALVES-LOPES, RHEURE; NEVES, KARLA B.; MONTEZANO, AUGUSTO C.; HARVEY, ADAM; CARNEIRO, FERNANDO S.; TOUYZ, RHIAN M.; TOSTES, RITA C.. Internal Pudental Artery Dysfunction in Diabetes Mellitus Is Mediated by NOX1-Derived ROS-, Nrf2-, and Rho Kinase-Dependent Mechanisms. Hypertension, v. 68, n. 4, p. 1056-1064, . (12/12178-6, 13/08216-2)