Busca avançada
Ano de início
Entree

Desidratação de manga em leito de espuma com e sem secagem intermitente

Processo: 12/21428-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Mauro
Beneficiário:Ana María Chaux Gutiérrez
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Manga   Pós-colheita   Secagem de alimentos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Difusão | Leito de espuma | Secagem Intermitente | Secagem

Resumo

Os processos de desidratação são importantes na indústria alimentícia, para o tratamento ou para o tratamento pós-colheita de produtos agrícolas tais como as frutas. Nos últimos anos, a indústria de desidratados tem apresentado avanços tecnológicos, com a fim de obter produtos de boa qualidade e melhorar a eficiência energética. A presente proposta tem como objetivo investigar secagem em leito de espuma com e sem secagem intermitente como uma alternativa aos processos convencionais da secagem, visando desenvolver tecnologias econômicas e produtos com boas características nutricionais e sensoriais. Serão investigados alguns agentes de formação de espuma com polpa de manga, variando as concentrações e as combinações dos componentes, com o objetivo de abaixar a densidade da espuma e minimizar alterações na concentração da polpa. Composições, temperaturas de secagem e intermitência térmica serão otimizados através de delineamento composto central rotacional (DCCR). As respostas serão retenção de vitamina C, cor e solubilidade. Nessas condições selecionadas as cinéticas de secagem serão determinadas para a secagem convencional e a intermitente. Propriedades físico-químicas e características morfológicas dos pós serão determinadas. O produto obtido na condição ótima de secagem será testado durante o armazenamento e isotermas de sorção serão construídas para a polpa sem e com aditivo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHAUX-GUTIERREZ, ANA MARIA; SANTOS, ADRIANA BARBOSA; GRANDA-RESTREPO, DIANA MARIA; MAURO, MARIA APARECIDA. Foam mat drying of mango: Effect of processing parameters on the drying kinetic and product quality. Drying Technology, v. 35, n. 5, p. 631-641, . (14/11514-8, 12/21428-6)
CHAUX-GUTIERREZ, ANA MARIA; PEREZ-MONTERROZA, EZEQUIEL JOSE; NICOLETTI TELIS, VANIA REGINA; MAURO, MARIA APARECIDA. The Physical and Morphological Characteristics of Mango Powder (Mangifera indica L. cv Tommy Atkins) Produced by Foam Mat Drying. FOOD BIOPHYSICS, v. 12, n. 1, p. 69-77, . (14/11514-8, 12/21428-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUTIÉRREZ, Ana María Chaux. Desidratação de polpa de manga em leito de espuma com e sem intermitência térmica. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.