Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação de elementos essenciais e não essenciais e de espécies de mercúrio em tecidos de caranguejos expostos por meio de dieta a compostos de mercúrio com ou sem selênio pelo emprego de cromatografia líquida e espectrometria de massas

Processo: 13/00403-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Solange Cadore
Beneficiário:Daiane Placido Torres
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrometria de massas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antagonismo mercúrio-selênio | Caranguejos expostos a compostos de Hg e | Elementos essenciais em tecidos de caranguejos | Elementos não essenciais em tecidos de caranguejos | Especiação e biomoléculas de mercúrio | Espectrometria de massas | ou Se | Toxicidade e análise de elementos-traço

Resumo

No presente trabalho busca-se avaliar a distribuição de elementos essenciais e não essenciais bem como as espécies e o ambiente molecular de Hg nos tecidos de caranguejos expostos por meio de dieta a mercúrio inorgânico ou metilmercúrio, com ou sem co-exposição a Se. As exposições dos caranguejos foram concretizadas durante o período de doutorado sanduíche de Daiane Placido Torres, de Outubro de 2011 a Setembro de 2012, no grupo TESLA, na Universidade de Aberdeen (Escócia), sob supervisão dos professores doutores Eva M. Krupp e Jörg Feldmann. Neste período foram feitas as análises de todos os tecidos coletados nos processos de dissecação dos caranguejos para a determinação de Hg total por CV AFS, e Se por HR-ICP-MS. Os elementos Rb, Cd, Ba, Pb, V, Cr, Mn, Fe, Co, Ni, Cu, Zn e As também foram determinados por HR-ICP-MS. A acumulação de Hg e as interações Hg-Se no hepatopâncreas, coração e músculo dos caranguejos foram altamente significativas para as exposições às espécies de Hg sem co-exposição a Se. Assim, foi possível observar que a exposição a Se através da dieta desempenhou um papel muito importante contra a toxicidade das espécies de Hg investigadas. Assim, uma parte deste trabalho será feita no laboratório GEAtom, IQ-Unicamp, para o tratamento estatístico dos dados dos elementos essenciais e não essenciais medidos por HR-ICP-MS. Um segundo marco do projeto de pesquisa proposto é investigar espécies e biomoléculas de Hg. Como as técnicas necessárias não estão disponíveis no laboratório GEAtom, essas medidas deverão ser feitas no grupo TESLA, pois os professores Krupp e Feldmann colocaram o laboratório à nossa disposição. Para isso, será necessário um período de três meses no grupo TESLA.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TORRES, DAIANE PLACIDO; CADORE, SOLANGE; RAAB, ANDREA; FELDMANN, JOERG; KRUPP, EVA M.. Evaluation of dietary exposure of crabs to inorganic mercury or methylmercury, with or without co-exposure to selenium. Journal of Analytical Atomic Spectrometry, v. 29, n. 7, p. 1273-1281, . (13/00403-8)