Busca avançada
Ano de início
Entree

Aumentando a competência social e combatendo o bullying: efeitos de uma intervenção em habilidades sociais

Processo: 15/01794-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2015
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Marta Angélica Iossi Silva
Beneficiário:Jorge Luiz da Silva
Supervisor: Maria Beatriz Ferreira Leite de Oliveira Pereira
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade do Minho (UMinho), Portugal  
Vinculado à bolsa:13/22361-5 - Treinamento de Habilidades Sociais como estratégia de enfrentamento do bullying: intervenção e empoderamento, BP.DR
Assunto(s):Bullying   Habilidades sociais   Promoção da saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bullying | habilidades sociais | promoção da saúde | Saúde do escolar | Saúde da Criança e do Adolescente

Resumo

O bullying compreende a manifestação intencional de atitudes violentas e repetidas que são praticadas por uma ou mais pessoas em relação a seus pares. Por exercer efeitos negativos sobre o desenvolvimento e o bem estar físico e psicossocial de crianças e adolescentes, é considerado um problema importante a ser investigado e enfrentado nas escolas. Como a literatura indica que os estudantes vitimizados apresentam níveis rebaixados de habilidades sociais, esta pesquisa apresenta por objetivo verificar se o Treinamento de Habilidades Sociais - THS colabora para a mudança da condição de vulnerabilidade ao bullying em adolescentes vitimizados. Trata-se de um estudo do tipo caso-controle que será realizado com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de cinco escolas públicas da cidade de Ribeirão Preto-SP, com follow up de um ano após a finalização do THS. Espera-se com esta investigação aumentar a competência social dos alunos e, consequentemente, a vulnerabilidade que apresentam para vitimização por bullying. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JORGE LUIZ DA SILVA; WANDERLEI ABADIO DE OLIVEIRA; DIENE MONIQUE CARLOS; ELISANGELA APARECIDA DA SILVA LIZZI; RAFAELA ROSÁRIO; MARTA ANGÉLICA IOSSI SILVA. Intervenção em habilidades sociais e bullying. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 3, p. 1085-1091, . (15/01794-6, 13/22361-5)
DA SILVA, JORGE LUIZ; DE OLIVEIRA, WANDERLEI ABADIO; BRAGA, IARA FALLEIROS; FARIAS, MARILURDES SILVA; DA SILVA LIZZI, ELISANGELA APARECIDA; CARVALHO GONCALVES, MARLENE FAGUNDES; PEREIRA, BEATRIZ OLIVEIRA; IOSSI SILVA, MARTA ANGELICA. The Effects of a Skill-Based Intervention for Victims of Bullying in Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENVIRONMENTAL RESEARCH AND PUBLIC HEALTH, v. 13, n. 11, . (13/22361-5, 15/01794-6)
DA SILVA, JORGE LUIZ; DE OLIVEIRA, WANDERLEI ABADIO; CARLOS, DIENE MONIQUE; DA SILVA LIZZI, ELISANGELA APARECIDA; ROSARIO, RAFAELA; IOSSI SILVA, MARTA ANGELICA. Intervention in social skills and bullying. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 3, p. 7-pg., . (13/22361-5, 15/01794-6)
DA SILVA, JORGE LUIZ; DE OLIVEIRA, WANDERLEI ABADIO; CARLOS, DIENE MONIQUE; DA SILVA LIZZI, ELISANGELA APARECIDA; ROSARIO, RAFAELA; IOSSI SILVA, MARTA ANGELICA. Intervention in social skills and bullying. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 3, p. 1085-1091, . (13/22361-5, 15/01794-6)
JORGE LUIZ DA SILVA; WANDERLEI ABADIO DE OLIVEIRA; MARCELA ALMEIDA ZEQUINÃO; ELISÂNGELA APARECIDA DA SILVA LIZZI; BEATRIZ OLIVEIRA PEREIRA; MARTA ANGÉLICA IOSSI SILVA. Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com Metanálise. Trends in Psychology, v. 26, n. 1, p. 509-522, . (15/01794-6, 13/22361-5)