Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e caracterização de mutante ”PbKU70 para o fungo patogênico humano Paracoccidioides brasiliensis

Processo: 15/09727-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Wagner Luiz Batista
Beneficiário:Alison Felipe Alencar Chaves
Instituição Sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Paracoccidioides brasiliensis   Recombinação homóloga   Inativação gênica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ku70 | Nhej | Paracoccidioides brasiliensis | Recombinação Homóloga | Genética Molecular e de Microorganismos

Resumo

Os fungos termodimórficos do gênero Paracoccidioides são os causadores da paracoccidioidomicose (PCM), uma doença que afeta principalmente trabalhadores de áreas rurais. A PCM é uma doença com grande potencial incapacitante para o trabalho e fatores de virulência específicos do agente etiológico ainda são pouco conhecidos. Trabalhos recentes vêm desvendando fatores de virulência de fungos do gênero por meio da tecnologia de RNA antisense. Embora de grande valia, o silenciamento de um gene não assegura o papel causal do gene sobre o fenótipo observado. Para estabelecer uma relação causal entre o gene e seu respectivo fenótipo, habitualmente, é necessário eliminar por completo o produto gênico e observar o fenótipo adquirido. Infortunadamente, estratégias convencionais de knockout gênico tem pouca efetividade em fungos do gênero Paracoccidioides. Uma estratégia que vem se mostrando útil para solucionar problemas semelhantes em outros micro-organismos é a indução de integração homóloga por meio da redução da expressão do gene KU70e/ou KU80 envolvidos na via de junção de extremidades não homólogas de DNA. Mutantes com elevadas taxas de integração homóloga têm sido adquiridos por meio deste procedimento. A base de dados do genoma do fungo Paracoccidioides brasiliensis possui anotação para o gene KU70, o que o torna um alvo potencial para a estratégia. Assim, o presente trabalho tem por objetivo silenciar o gene KU70 de P. brasiliensis para estabelecer uma linhagem mutante que sirva como background genético para estudos de knockout de outros genes. Com a possibilidade de realizar knockouts em genes de P. brasiliensis os estudos funcionais de genes responsáveis por codificar fatores de virulência e de resistência aos diversos tipos de estresse infligidos por células do hospedeiro se tornam mais factíveis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHAVES, ALISON FELIPE ALENCAR; XANDER, PATRICIA; ROMERA, LAVINIA MARIA DAL'MAS; FONSECA, FERNANDO LUIZ AFFONSO; BATISTA, WAGNER LUIZ. What is the elephant in the room when considering new therapies for fungal diseases?. CRITICAL REVIEWS IN MICROBIOLOGY, v. 47, n. 3, . (15/09727-6, 17/04592-0)
CHAVES, ALISON F. A.; NAVARRO, MARINA V.; CASTILHO, DANIELE G.; CALADO, JULIANA C. P.; CONCEICAO, PALLOMA M.; BATISTA, WAGNER L.. A conserved dimorphism-regulating histidine kinase controls the dimorphic switching in Paracoccidioides brasiliensis. FEMS Yeast Research, v. 16, n. 5, . (14/13961-1, 15/09727-6)