Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação in situ de um dentifrício contendo silicato de cálcio, fosfato e flúor na prevenção do desgaste erosivo e abrasivo.

Processo: 15/23911-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Daniela Rios Honório
Beneficiário:Isabela Maníglia Mesquita
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Cariologia   Dentifrícios   Cremes dentais   Erosão dentária   Abrasão dentária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dentifrício | erosão dentária | In situ | silicato de cálcio | Cariologia

Resumo

Nas últimas décadas podemos observar uma prevalência crescente de erosão dentária e com isso algunsprodutos estão sendo lançados no mercado visando o tratamento dessa condição. Entre eles, podemos citar odentifrício com adição de silicato de cálcio, fosfato e flúor que promete a recuperação da composição mineral dodente com 1 semana de uso consecutivo. No entanto, não existem pesquisas que avaliem o desgaste que podeocorrer frente aos desafios erosivos quando associados a abrasão. Por isso, o presente estudo tem por objetivoavaliar in situ a eficácia da aplicação desse dentifrício na prevenção do desgaste erosivo, considerando osepisódios de erosão e/ou abrasão do esmalte. Utilizando um protocolo in situ, após a confecção dos blocos deesmalte de dentes bovinos, será realizada a dureza de superfície para seleção dos espécimes e a análise do perfilinicial. Por conseguinte, os espécimes serão distribuídos em dispositivos intrabucais para serem utilizados por 12participantes convidados previamente selecionados. Os grupos em estudo serão: GI- erosão e uso do dentifríciocom silicato de cálcio (REGENERATE Enamel Science"); GII- erosão + abrasão e uso do dentifrício com silicato decálcio (REGENERATE Enamel Science"); GIII- erosão e uso do dentifrício elmex® EROSION PROTECTION; GIVerosão+ abrasão e uso do dentifrício elmex® EROSION PROTECTION; GV- erosão e uso do dentifrício ColgateMáxima Proteção Anticáries; GVI- erosão + abrasão e uso do dentifrício Colgate Máxima Proteção Anticáries;.GVII - erosão sem aplicação de dentifrício; GIX- erosão + abrasão sem aplicação de dentifrício. O estudo seráconduzido em 4 fases cruzadas de 7 dias com uma pausa de 7 dias entre as fases. Em ambas as fases o voluntárioaplicará o dentifrício em estudo nos espécimes duas vezes ao dia (manhã e noite) e nos grupos da abrasão aescovação será realizada, para todos os grupos a seguir se realizará a imersão do aparelho em bebida ácida 4vezes ao dia por 5 minutos. Os resultados serão avaliados por análise perfilométrica (inicial e após ciclagemerosiva), por meio da sobreposição gráfica e submetidos à análise estatística apropriada, considerando os fatoresestudados. O nível de significância adotado em todos os testes será de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(As publicações científicas contidas nesta página são originárias da Web of Science ou da SciELO, cujos autores mencionaram números dos processos FAPESP concedidos a Pesquisadores Responsáveis e Beneficiários, sejam ou não autores das publicações. Sua coleta é automática e realizada diretamente naquelas bases bibliométricas)
IONTA, FRANCINY QUEROBIM; DOS SANTOS, NATALIA MELLO; MESQUITA, ISABELA MANIGLIA; DIONISIO, EVANDRO JOSE; CRUVINEL, THIAGO; HONORIO, HEITOR MARQUES; RIOS, DANIELA. . CLINICAL ORAL INVESTIGATIONS, v. 23, n. 10, p. 3713-3720, . (15/23911-4, 15/26520-6, 15/21552-7)