Busca avançada
Ano de início
Entree

Olimpíadas Rio 2016: arquitetura e cidade construídas

Processo: 15/24284-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Leandro Silva Medrano
Beneficiário:Renata Latuf de Oliveira Sanchez
Supervisor: Stephen John Essex
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Plymouth University, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:15/05301-4 - Olimpíadas Rio 2016: cidade e arquitetura construídas, BP.MS
Assunto(s):Indústria cultural   Eventos esportivos   Olimpíada   Arquitetura   Projeto de arquitetura   Desenvolvimento urbano   Rio de Janeiro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura do Espetáculo | Indústria Cultural | Megaeventos | Olimpiadas | Sustainable Urban Planning | Urban Planning | Megaeventos

Resumo

Os recentes megaeventos no Brasil (Copa do Mundo e Olimpíadas) mostraram o país como uma potência econômica ao mundo; no entanto, esses eventos não se mostraram totalmente vantajosos, em termos do legado que deixam nas cidades-sede. Lado a lado com o desejo de ser sede para eventos tão importantes internacionalmente, os brasileiros deparam-se com a dúvida a respeito de que futuro todos esses projetos estão ajudando a construir. A principal questão nessa pesquisa é que tipo de cidade os Jogos Olímpicos geram, através da análise de projetos arquitetônicos e urbanísticos. O período de pesquisa no exterior procura entender tendências atuais de planejamento urbano sustentável aplicadas em cidades europeias de maneira mais aprofundada (especialmente as cidades olímpicas), traçando um paralelo com os desenvolvimentos urbanos realizados para os Jogos de 2016. Essa pesquisa questiona se os projetos feitos no Rio de Janeiro buscam o desenvolvimento sustentável da cidade ou se buscam, antes, uma realidade momentânea, efêmera, que negligencia o principal legado urbano. Além disso, discute-se que tipo de relação entre a cidade e seus habitantes os Jogos de 2016 estão formando no Rio de Janeiro e tenta-se estabelecer relações sobre como cidades olímpicas europeias podem ser referência termos de seus recentes desenvolvimentos urbanos e arquitetônicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA SANCHEZA, RENATA LATUF; ESSEX, STEPHEN. The challenge of urban design in securing post-event legacies of Olympic Parks. JOURNAL OF URBAN DESIGN, v. 23, n. 2, p. 20-pg., . (15/24284-3)
DE OLIVEIRA SANCHEZA, RENATA LATUF; ESSEX, STEPHEN. The challenge of urban design in securing post-event legacies of Olympic Parks. JOURNAL OF URBAN DESIGN, v. 23, n. 2, SI, p. 278-297, . (15/24284-3)