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Protágoras na Filosofia Grega Antiga

Processo: 16/11249-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 10 de dezembro de 2016
Data de Término da vigência: 09 de junho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Evan Robert Keeling
Beneficiário:Evan Robert Keeling
Pesquisador Anfitrião: Daniel Trent Devereux
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Virginia (UVa), Estados Unidos  
Vinculado ao auxílio:15/05317-8 - Teorias da causalidade e ação humana na filosofia grega antiga, AP.TEM
Assunto(s):Epistemologia   Aristóteles   Platão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aristóteles | Epistemologia | Platão | Protágoras | Sexto Empírico | História de Filosofia Antiga

Resumo

O pensador antigo Protágoras é uma das figuras mais interessantes e enigmáticas que aparecer nos textos filosóficos antigos. Ele foi um professor muito influente, o primeiro a cobrar uma taxa para ensinar a virtude a jovens de famílias ricas. No entanto, nenhuma de suas obras sobreviveu. Hoje em dia ele é mais famoso por sua máxima relativista que "o homem é a medida de todas as coisas", uma das primeiras expressões do relativismo no mundo ocidental. Mas além de promover uma espécie de relativismo, Protágoras também foi influente na Grécia antiga por suas opiniões sobre a percepção, a virtude, os deuses, a pedagogia, a lógica, e até mesmo sobre a gramática.A grande influência de Protágoras, juntamente com as dificuldades e imprecisões de suas ideias, levaram a muitas interpretações e pontos de vista diferentes associados com Protágoras. Este projeto de livro tenta resolver estes problemas por pensar não em termos do Protágoras histórico, mas em termos do legado antigo de Protágoras. Ao invés de tentar encontrar um Protágoras puro por trás de nossas fontes, investigarei todos os pontos de vista e interpretações encontrados nos autores antigos associados com Protágoras. O meu objetivo é produzir um livro unificado com base em temas e doutrinas protagóricos, ao invés de dividir o tratamento de Protágoras com base nos autores antigos que falaram sobre ele. Uma de minha hipóteses é a de que as nossas fontes mais importantes, o Teeteto de Platão e a Metafísica IV de Aristóteles, são melhor entendidas como discussões da influência filosófica de Protágoras, e não como discussões de suas ideias tal como elas foram originalmente formuladas. Meu livro iniciará com uma exposição dos temas protagóricos presentes no Teeteto, para a partir daí estabelecer um diálogo entre as diferentes fontes que temos do pensamento de Protágoras sobre cada um dos tema. Desta forma, desenvolvo um quadro detalhado de protagoreanismo antigo em suas diversas formas, evitando muitas das dificuldades que rodeiam o Protágoras histórico.A grande influência de Protágoras junta com as dificuldades e imprecisões de suas ideias significa que muitas interpretações e pontos de vista diferentes foram associados com Protágoras. Este projeto de livro tenta resolver estes problemas por pensar não em termos do Protágoras histórico, mas em termos do legado antigo Protágoras. Ao invés de tentar encontrar um Protágoras puro por trás de nossas fontes, eu investigarei todos os pontos de vista e interpretações encontradas nos autores antigos associados com Protágoras. O meu objetivo é produzir um livro unificado com base em temas protagóricos ou doutrinas em vez de dividir a discussão em autores antigos. Minha hipótese é que as nossas fontes mais importantes, o Teeteto de Platão e a Metafísica IV de Aristóteles, são melhor entendidas como discussões da influência filosófica de Protágoras ao invés de suas ideias como eles apareceu originalmente. Começo com o Teeteto, acrescentando outras fontes quando eles se tornam relevantes. Desta forma, eu desenvolvo um quadro detalhado de protagoreanismo antigo em suas formas antigas, evitando muitas das dificuldades que cercam a Protágoras histórico.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KEELING, EVAN. Plato, Protagoras, and Predictions. JOURNAL OF THE HISTORY OF PHILOSOPHY, v. 58, n. 4, p. 22-pg., . (16/11249-8)
KEELING, EVAN. Aristotle on Perception and Perception-like Appearance: De Anima 3.3, 428b10-29a9. ARCHIV FUR GESCHICHTE DER PHILOSOPHIE, v. N/A, p. 26-pg., . (20/15938-8, 16/11249-8)