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Sinais de risco e sofrimento psíquico na primeira infância: identificação e estratégicas de intervenção

Processo: 16/21630-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2017
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Kelly Cristina Brandão da Silva
Beneficiário:Kelly Cristina Brandão da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/13697-0 - Acompanhamento de crianças entre 3 e 4 anos e 11 meses de idade, a partir de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil, BP.TT
17/13684-6 - Acompanhamento de crianças até 2 anos e 11 meses, a partir de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil, BP.TT
Assunto(s):Desenvolvimento infantil  Intervenção precoce  Psicanálise 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação psicanalítica | Desenvolvimento Infantil | Indicadores Clínicos de Risco | intervenção precoce | protocolo IRDI | Psicanálise

Resumo

A temática da identificação e intervenção diante de riscos e sofrimento psíquico na primeira infância se insere no âmbito da promoção e da prevenção em Saúde Mental, em uma perspectiva interdisciplinar, visto que abrange conhecimentos da Psicologia, da Psicanálise e da Linguística. Partindo do pressuposto de que a linguagem é estruturante e está na base da constituição psíquica do sujeito, esse projeto de pesquisa tem por objetivos avaliar crianças com queixas de alterações nos processos de interação e linguagem; investigar o alcance e os limites dos instrumentos de avaliação Protocolo IRDI e AP3, a partir da inclusão de crianças com diagnósticos de deficiência e/ou com histórico de alterações de origem orgânica e discutir propostas de intervenção precoce, na relação entre pais e filhos, a partir da detecção de riscos psíquicos. Trata-se de um estudo analítico e prospectivo, que prevê a avaliação de crianças de 0 a 4 anos de idade, durante o período de um ano, as quais participem de atendimentos nos ambulatórios do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto", da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (CEPRE/FCM/UNICAMP). A avaliação será realizada mediante o uso dos instrumentos Protocolo IRDI e AP3, os quais permitem a avaliação e a detecção precoce de problemas no desenvolvimento infantil, em relação aos processos de interação e linguagem. A coleta de dados será realizada através de entrevistas semi-estruturadas com os pais/cuidadores e da observação dos processos de interação e linguagem das crianças. Espera-se que essa pesquisa auxilie na detecção precoce de sinais de risco e sofrimento psíquico em crianças com diagnósticos de deficiência e/ou com histórico de alterações de origem orgânica. A hipótese é que a avaliação e o acompanhamento dessas crianças propicie a criação de estratégias de intervenção precoce na relação entre pais e filhos, as quais impliquem na prevenção de patologias graves no campo da Saúde Mental. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMANDA LARISSA NOGUEIRA; KELLY CRISTINA BRANDÃO DA SILVA. Aquisição de linguagem a exceder a fala: gestos de bebês e função interpretativa do cuidador. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 38, n. 2, . (16/21630-0, 17/13697-0)