Busca avançada
Ano de início
Entree

Estruturas moleculares e cristalinas e seus efeitos sobre a suscetibilidade enzimática de diferentes amidos granulares

Processo: 16/22136-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2017
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Celia Maria Landi Franco
Beneficiário:Marcia Maria de Souza Moretti
Supervisor: Robert Goulston Gilbert
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Queensland, Brisbane (UQ), Austrália  
Vinculado à bolsa:14/20521-8 - Extração, caraterização e hidrólise de polissacarídeos da biomassa de Landoltia punctata para obtenção de açúcares fermentescíveis, BP.PD
Assunto(s):Amido   Hidrólise enzimática   Landoltia punctata   Estrutura molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:enzyme hydrolysis | Landoltia punctata | starch | Structure | Química de amido

Resumo

O amido é um dos principais constituintes macromoleculares das plantas. É uma matéria-prima barata, renovável e biodegradável usado na indústria de alimentos, em muitas aplicações não alimentares e como uma fonte de energia após a conversão para bioetanol. Em um esforço para explorar novas fontes de amido para a produção de etanol combustível, Landoltia punctata uma espécie de lentilha d'água está sendo estudada sob diferentes condições de crescimento para a acumulação de amido. Na última década, foram realizados estudos usando amido de lentilha d'água para a produção de etanol por via convencional (gelatinização / liquefação e sacarificação do amido). No entanto, foram realizados poucos estudos sobre a estrutura molecular do amido de lentilha d'água e nenhum trabalho sobre a sua conversão em açúcares fermentescíveis por uma enzima que hidrolise o amido granular. Assim, este projeto propõe estudar a susceptibilidade enzimática do amido granular e a organização molecular e cristalina (incluindo estrutura lamelar) dos amidos nativos e hidrolisados de lentilha, milho, mandioca, batata e batata-doce, utilizando (SEC), (FACE), (SAXS) e (13C CP / MAS NMR).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA MORETTI, MARCIA MARIA; YU, WENWEN; ZOU, WEI; LANDI FRANCO, CELIA MARIA; ALBERTIN, LILIANE LAZZARI; SCHENK, PEER M.; GILBERT, ROBERT G.. Relationship between the molecular structure of duckweed starch and its in vitro enzymatic degradation kinetics. International Journal of Biological Macromolecules, v. 139, p. 244-251, . (16/22136-0)