Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel de macrófagos dermais na resposta imune inicial contra a infecção por Leishmania

Processo: 17/09746-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 16 de outubro de 2017
Data de Término da vigência: 15 de outubro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:João Santana da Silva
Beneficiário:Gabriela Pessenda
Supervisor: David Sacks
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: National Institutes of Health, Bethesda (NIH), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/25289-9 - Identificação e validação de genes essenciais para a indução da resposta imune em pacientes com leishmaniose visceral, BP.DR
Assunto(s):Leishmania   Imunoparasitologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:leishmania | Macrófagos dermais | Resposta imune inicial | Imunoparasitologia

Resumo

A Leishmaniose é uma doença transmitida por picadas de mosquitos flebótomos diretamente na pele do hospedeiro. Sendo assim, a resposta imune contra os parasitos é iniciada na pele, mesmo em casos de desenvolvimento da doença visceral. Os modelos murinos têm demonstrado que a resposta imune contra Leishmania é bastante diversa, e pode depender das espécies ou linhagens dos parasitos, assim como do background murino. Esse é o caso, em especial, para o papel dos inflamassomas e da citocina IL-1b durante a infecção. Tem sido demonstrado que a ativação dos inflamassomas, com a consequente produção de IL-1b, pode ser benéfica ou prejudicial para a progressão da doença. Sabendo que os parasitos de Leishmania se diferenciam e replicam dentro de macrófagos, o objetivo deste projeto é compreender a resposta de macrófagos dermais em modelos murinos de manifestações cutânea e visceral da doença, com foco na produção e atuação da IL-1b durante a progressão da infecção. A análise do perfil transcriptômico de macrófagos dermais de animais WT e nocautes serão realizadas a fim de cumprir estes objetivos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PESSENDA, GABRIELA; DA SILVA, JOAO SANTANA. Arginase and its mechanisms inLeishmaniapersistence. PARASITE IMMUNOLOGY, v. 42, n. 7, SI, . (17/09746-6, 15/25289-9)