Busca avançada
Ano de início
Entree

Repertórios semióticos e educação de surdos: multilinguismo e multimodalidade no contexto de línguas de sinais

Processo: 17/20256-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Aryane Santos Nogueira
Beneficiário:Aryane Santos Nogueira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Multilinguismo  Multimodalidade  Educação de pessoas com deficiência auditiva 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação de surdos | línguas de sinais | Multilinguismo | Multimodalidade | Repertórios semióticos | Sociolinguística e Educação Bilíngue

Resumo

Esta pesquisa está inserida em um paradigma qualitativo e pretende-se guiar o trabalho de investigação, com caráter interpretativista de cunho etnográfico, filiado a uma vertente transdisciplinar da Linguística Aplicada. Em decorrência da necessidade de (re)pensar a educação de surdos, tendo em vista as mudanças observadas nas práticas de comunicação e produção de significados no mundo de hoje, cada vez mais multilíngues e multimodais, este estudo tem por objetivo analisar os repertórios semióticos empregados nos processos de comunicação em situações de ensino de um grupo de jovens e adultos surdos participantes de um Projeto de Extensão Comunitária, focalizando como se dão, em tais processos, as relações de interesse, engajamento e (re)apresentação dos diferentes recursos linguísticos e semióticos. Ao identificar os diferentes recursos que compõem os repertórios semióticos desses jovens e adultos e seus valores indexicais e compreender como comunicam e produzem significados, pretende-se, ainda, discutir as implicações de se considerar os repertórios semióticos na construção de estratégias de ensino para a educação de surdos. A geração dos registros a serem analisados na pesquisa se dará por meio de observação e gravações em vídeos de situações de ensino das quais os jovens e adultos surdos são participantes, além de notas e diários elaborados pela pesquisadora e entrevista em grupo com os participantes da pesquisa. A partir dos resultados encontrados, espera-se colaborar com as discussões já existentes sobre a educação de surdos e trazer contribuições para os estudos sobre a comunicação multilíngue e multimodal, ainda incipientes no contexto da surdez. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOGUEIRA, ARYANE S.. LITERACY AND DEAF EDUCATION. REVISTA DA ANPOLL, v. 1, n. 49, p. 105-118, . (17/20256-0)
ARYANE S. NOGUEIRA. “É para escrever o português ou a libras?”: nuances da translinguagem na educação linguística de surdos. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 39, n. 1, . (17/20256-0)