Busca avançada
Ano de início
Entree

Presenteísmo em universidades públicas brasileiras: análise das propriedades psicométricas de instrumentos de medida

Processo: 18/09061-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2019
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Fernanda Ludmilla Rossi Rocha
Beneficiário:Fernanda Ludmilla Rossi Rocha
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados: João Maroco ; Juliana Alvares Duarte Bonini Campos ; Maria Helena Palucci Marziale
Assunto(s):Psicometria  Saúde do trabalhador  Presenteísmo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Instrumentos de medida | presenteismo | Psicometria | Saúde do Trabalhador | Saúde do Trabalhador

Resumo

Objetivos: Estimar as propriedades psicométricas de instrumentos de avaliação do presenteísmo aplicados a docentes e trabalhadores técnico-administrativos de universidades públicas brasileiras e verificar a contribuição das características individuais, ocupacionais e da exaustão no presenteísmo. Métodos: Estudo observacional transversal que será desenvolvido em quatro universidades públicas: Universidade de São Paulo (Campi Ribeirão Preto e São Paulo); Universidade de Campinas; Universidade Estadual Paulista (Campus Araraquara) e Universidade Federal de São Carlos. A população será representada por docentes e trabalhadores técnico-administrativos das referidas instituições. Serão utilizadas as versões adaptadas para o contexto brasileiro dos instrumentos Stanford Presenteeism Scale SPS-6, Work Limitation Questionnaire - WLQ, Work Productivity and Activity Impairment General Health - WPAI-GH e Copenhagen Burnout Inventory - CBI. Para avaliar as propriedades psicométricas dos instrumentos, será utilizada a técnica da Modelagem de Equações Estruturais. Serão estimadas as validades de construto (fatorial, convergente, discriminante e concorrente), de critério discriminante e a confiabilidade dos instrumentos. A validade de construto fatorial será estimada por meio da análise confirmatória dos modelos teóricos propostos para cada instrumento, sendo utilizado o método de estimação WLSMV e os índices de qualidade do ajustamento Ç2/gl, CFI, TLI e RMSEA. A validade de construto convergente será avaliada a partir da VEM de cada fator e a existência de validade discriminante será considerada se VEMi e VEMjerij2. A validade de construto concorrente será estimada por meio de análise correlacional entre os fatores dos instrumentos. Como critério discriminante do presenteísmo será utilizada a exaustão, estimada a partir da análise multigrupos. Finalmente, a confiabilidade será avaliada a partir da consistência interna e da confiabilidade composta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA, FERNANDA LUDMILLA ROSSI; DE JESUS, LILIAN CARLA; MARZIALE, MARIA HELENA PALUCCI; HENRIQUES, SILVIA HELENA; MAROCO, JOAO; CAMPOS, JULIANA ALVARES DUARTE BONINI. Burnout syndrome in university professors and academic staff members: psychometric properties of the Copenhagen Burnout Inventory-Brazilian version. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 33, n. 1, . (18/09061-6)