Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos efeitos anti-inflamatórios e antinociceptivos da bupivacaína complexado em sulfobutileter-²-ciclodextrina.

Processo: 18/14206-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Luiz Eduardo Nunes Ferreira
Beneficiário:Luiz Eduardo Nunes Ferreira
Instituição Sede: Universidade Universus Veritas Guarulhos (Univeritas UNG). Guarulhos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Eneida de Paula ; Francisco Carlos Groppo ; Juliana Geremias Chichorro ; Marcelo Franchin ; Pedro Luiz Rosalen
Assunto(s):Analgesia  Resposta inflamatória  Bupivacaína 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analgesia | bupivacaína | Resposta inflamatória | Sulfobutileter-²-ciclodextrina | Anestésicos locais e sistemas de liberação de fármacos

Resumo

Os anestésicos locais são amplamente utilizados para controle da dor em muitos procedimentos clínicos, além de outras aplicações terapêuticas. Esses fármacos podem interagir com diversas estruturas em diferentes vias de sinalização celular, podendo modular a resposta inflamatória. Porém, a aplicação destes fármacos está limitada ao tempo de ação e rápida dispersão do local injetado. A complexação de anestésicos locais em ciclodextrinas tem demonstrado melhorias na solubilidade aquosa, redução da toxicidade sistêmica e outras propriedades biofarmacêuticas. Este projeto tem como objetivo preparar uma formulação de bupivacaína complexada em sulfobutileter-²-ciclodextrina (SBE²CD-bupi). Além disso, testar a atividade anti-inflamatória e antinociceptiva da formulação SBE²CD-bupi e comparar com a bupivacaína livre. A bupivacaina será complexada com a sulfobutileter-²-ciclodextrina, as propriedades físico-químicas e a liberação in vitro serão verificadas para caracterização da molécula. Serão avaliados in vitro a citotoxicidade das moléculas, os efeitos sobre a liberação de citocinas pró-inflamatórias, quimiocinas e ativação do NF-ºB. A atividade anti-inflamatória das formulações será avaliada in vivo através dos ensaios de edema de pata, migração de neutrófilos na cavidade peritoneal, dosagem de citocinas, quimiocinas e substância P no lavado peritoneal. O mesentério será coletado e será avaliada a expressão de moléculas de adesão (P-selectina, ICAM-1 e VCAM-1) por Western Blot. Os efeitos antinociceptivos serão avaliados em modelos de dor orofacial agudos (teste da formalina e dor pós-operatória) e no modelo de dor neuropática através da constrição do nervo infraorbital. Os dados serão submetidos a Análise de Variância com o teste post-hoc adequado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HUMMIG, WAGNER; BAGGIO, DARCIANE FAVERO; LOPES, RAPHAEL VIEIRA; SANTOS, SILMARA MARTINS DIAS DOS; FERREIRA, LUIZ EDUARDO NUNES; CHICHORRO, JULIANA GEREMIAS. Antinociceptive effect of ultra-low dose naltrexone in a pre-clinical model of postoperative orofacial pain. Brain Research, v. 1798, p. 10-pg., . (18/14206-3)