Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de novas abordagens terapêuticas no tratamento da rinossinusite crônica com pólipo nasal

Resumo

A Rinossinusite crônica (RSC) é uma doença inflamatória de alta prevalência e de consideráveis impactos sobre a qualidade de vida e aspectos socioeconômicos. Atualmente, é subdividida em duas entidades, sendo a rinossinusite crônica com pólipo nasal (RSCcPN) distinta pelo seu fenótipo, pela sua fisiopatogenia, sendo também correlacionada a pior prognóstico. Aproximadamente 40% dos pacientes com RSCcPN persistem com sintomas e sinais mesmo após tratamento otimizado. Nesse cenário, propomos o atual projeto, onde estudaremos, em 4 subprojetos inter-relacionados, diferentes vias de sinalização, novas propostas terapêuticas e novas vias de administração de drogas atuais, na expectativa de melhorar as taxas de remissão do tratamento clínico da RSCcPN. O subprojeto 1 avaliará a possível influência dos inibidores de caspase na fisiopatogenia da RSCcPN e sobre a eficácia terapêutica do corticoide tópico. O subprojeto 2 avaliará a segurança e eficácia de duas drogas com potencial de inibir o processo inflamatório nos pólipos nasais (inibidores de ROCK e agonistas de potássio) em camundongos, uma vez que estudos in vitro com a medicação mostraram-se promissores. O subprojeto 3 avaliará o potencial do biovidro F18 em inibir a formação do biofilme de Staphylococcus aureus (SA) in vitro, e a segurança desse composto num modelo animal em coelho, assim como a eficácia no controle da inflamação nasossinusal. O subprojeto 4 avaliará a segurança e a eficácia de uma novo modo de administração de mometasona nasal, sob a forma mucoadesivo à base de PLGA (ácido lático co-glicólico - polímero que permite a liberação lenta e programada de fármacos), em modelo animal, e num ensaio clínico em humanos, em estudos fase I/II. Os quatro subprojetos têm potencial de aplicabilidade clínica em curto ou médio prazo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCISCO LEITE-SANTOS; EDWIN TAMASHIRO; ADRIANA DE ANDRADE BATISTA MURASHIMA; WILMA T. ANSELMO-LIMA; FABIANA C.P. VALERA. Which are the best murine models to study Eosinophilic Chronic Rhinosinusitis? A contemporary review. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 89, n. 6, . (19/05843-2)
PASSOS, IVNA M.; TAMASHIRO, EDWIN; FANTUCCI, MARINA Z.; MURASHIMA, ADRIANA A. B.; SILVA, LILIAN E. C. M.; GARCIA, DENNY M.; FARIA, FRANCESCA M.; MARTINS, RONALDO B.; ARRUDA, EURICO; ANSELMO-LIMA, WILMA T.; et al. The influence of inhibitors of apoptosis proteins (IAPs) on chronic rhinosinusitis with nasal polyps. RHINOLOGY, v. 62, n. 1, p. 9-pg., . (19/05843-2)