Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem da demanda em rede de transporte público por ônibus: uma abordagem baseada na geoestatística

Processo: 19/12054-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2023
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Pesquisador responsável:Cira Souza Pitombo
Beneficiário:Samuel de França Marques
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Transporte público   Krigagem   Geoestatística   Modelagem de dados   Semivariograma   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Demanda por transporte público | desce | Distâncias em rede | Distâncias euclidianas | Estatística Espacial | Krigagem | Pesquisa sobe | Modelos e Técnicas de Planejamento de Transportes

Resumo

O presente projeto de doutorado, que tem como objetivo geral modelar e estimar a demanda em uma rede de transporte público, baseando-se em uma abordagem geoestatística, é continuação de um trabalho de mestrado prévio e incorpora-se a uma linha de pesquisa que avalia, ao longo dos anos, a demanda por transportes a partir da modelagem espacial de dados. A sua concepção baseia-se nas restrições e êxitos de trabalhos realizados anteriormente. A modelagem espacial proposta é aplicada ao número de embarques e desembarques, por ponto de parada, e carregamento nos trechos, ao longo de oito linhas de transporte público por ônibus da cidade de São Paulo. Serão analisados os efeitos de variáveis explicativas, efeitos da aplicação de distâncias em rede ou euclidianas no processo de cálculo e modelagem de semivariogramas, e também o efeito de sobreposição de linhas. Além de trazer uma contribuição metodológica significativa, a contribuição prática do trabalho justifica-se na redução dos recursos financeiros necessários à realização da pesquisa sobe/desce e no potencial das técnicas a serem utilizadas para estimativas de demanda de usuários em pontos de parada não amostrados na pesquisa. Como ferramentas a serem utilizadas destacam-se a krigagem universal e krigagem ordinária. São propostos o teste do ponto fictício e validação para adequação metodológica. Na validação, buscar-se-á identificar o conjunto de pontos de parada e trechos de linhas, a serem contemplados pela pesquisa sobe/desce, que gerariam superfícies contínuas de valores estimados mais próximas da condição em que métricas de aderência são otimizadas. Essa solução, portanto, eliminaria a necessidade de realização do referido levantamento em toda a rede de ônibus, mas ainda garantiria resultados aproximados aos da pesquisa completa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES, SAMUEL DE FRANCA; PITOMBO, CIRA SOUZA. Geoestatística Multivariada Aplicada à Modelagem da Demanda por Transporte Público no Âmbito de Pontos de Parada. Bol. Ciênc. Geod., v. 27, n. 2, . (19/12054-4)
MARQUES, SAMUEL DE FRANCA; PITOMBO, CIRA SOUZA. Transit Ridership Modeling at the Bus Stop Level: Comparison of Approaches Focusing on Count and Spatially Dependent Data. APPLIED SPATIAL ANALYSIS AND POLICY, v. 16, n. 1, p. 37-pg., . (19/12054-4)
MARQUES, SAMUEL DE FRANCA; PITOMBO, CIRA SOUZA. Ridership Estimation Along Bus Transit Lines Based on Kriging: Comparative Analysis Between Network and Euclidean Distances. JOURNAL OF GEOVISUALIZATION AND SPATIAL ANALYSIS, v. 5, n. 1, . (19/12054-4, 13/25035-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Samuel de França. Modelagem da demanda em rede de transporte público por ônibus: uma abordagem com foco em dados espacialmente dependentes. 2023. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.