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Caracterização da atividade e participação de crianças e adolescentes com Síndrome de Down: influência de fatores biopsicossociais

Processo: 19/13570-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2020
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha
Beneficiário:Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Ana Carolina de Campos ; Laís Fumincelli ; Silvia Leticia Pavão Rago
Bolsa(s) vinculada(s):21/01620-9 - Caracterização da atividade e participação de crianças e adolescentes com Síndrome de Down: influência de fatores biopsicossociais, BP.TT
20/12117-3 - Caracterização da atividade e participação de crianças e adolescentes com Síndrome de Down: influência de fatores biopsicossociais, BP.TT
Assunto(s):Atividades cotidianas  Participação social  Síndrome de Down  Adolescentes  Crianças 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescente | Atividades Cotidianas | Classificação Internacional de Funcionalidade | criança | Incapacidade e Saúde | participação social | Sindrome de Down | Fisioterapia em Neuropediatria

Resumo

Segundo o modelo biopsicossocial, a funcionalidade é resultante da relação dinâmica entre as condições de integridade de estrutura e função do corpo, da capacidade em realizar atividades e o desempenho na participação social, bem como por influências de fatores contextuais (pessoais e ambientais). Assim, para que planejamentos de intervenções sejam bem sucedidos é necessário compreender como condições de saúde/doença e deficiências de sistemas afetam capacidades funcionais e restringem a participação social. Além disso, identificar suas relações com fatores contextuais, que podem ser facilitadores ou limitadores da funcionalidade. Desta forma, o presente estudo tem o objetivo de caracterizar a capacidade em realizar atividades e o desempenho na participação de crianças e adolescentes com síndrome de Down (SD) e comparar com grupo típico, bem como verificar a influência de fatores biopsicossociais. Participarão deste estudo crianças e adolescentes com SD e com desenvolvimento típico, com idades entre 6 e 17 anos. A capacidade de realizar atividade será avaliada por meio do teste de mobilidade funcional (TUG) e do acelerômetro. A participação será avaliada utilizando-se os instrumentos: PEM-CY (participação), CHORES, PEDI (parte I e II), LIFE-H 3.1 (domínio Recreação). Os fatores pessoais serão idade, sexo, escolaridade e características de personalidade obtidas por meio do instrumento SDQ. Os fatores ambientais serão avaliados utilizando-se os instrumentos AMC-19, PEM-CY (ambiente: ajudas e barreiras), PEDI (parte III), Escala de Apoio Social, protocolo de entrevista semi-estruturada sobre dados socio-demográficos e características, apoio e relacionamentos da família, escola e comunidade. Estrutura e função do corpo serão avaliados utilizando-se o sensor inercial G-Walk durante o teste TUG, obtendo-se variáveis espaço-temporais e angulares da marcha. Os resultados descritivos serão dados de acordo com o padrão de normalidade dos escores brutos de cada variável e por meio de categorização dos dados referentes à entrevista semi-estruturada. A análise estatística será realizada utilizando-se análises de comparação entre grupos SD e típico, bem como correlação e regressão para ambos os grupos, segundo o padrão de distribuição da normalidade dos dados. Para todas as análises será adotado um nível de significância de 5% (±=0,05). Identificando estes aspectos, será possível elaborar estratégias de intervenções para crianças e adolescentes com SD baseadas no modelo biopsicossocial preconizado pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUGNARO, BEATRIZ HELENA; DE CAMARGO, OLAF KRAUS; CORSI, CAROLINA; DE CAMPOS, ANA CAROLINA; FERNANDES, GESICA; PAVAO, SILVIA LETICIA; CICUTO FERREIRA ROCHA, NELCI ADRIANA. Functioning of children and adolescents with Down syndrome and the association with environmental barriers and facilitators during the COVID-19 pandemic. JOURNAL OF INTELLECTUAL DISABILITIES, . (19/13716-0, 19/13570-6)
BRUGNARO, BEATRIZ HELENA; FERNANDES, GESICA; VIEIRA, FABIANA NASCIMENTO; PAVAO, SILVIA LETICIA; ROCHA, NELCI ADRIANA CICUTO FERREIRA. Following 4 months of social distancing during COVID-19 Pandemic in Brazil did not change aspects of functioning in children and adolescents with developmental disabilities: A longitudinal study. JOURNAL OF INTELLECTUAL DISABILITIES, v. N/A, p. 16-pg., . (20/05685-5, 19/13716-0, 21/15016-6, 19/13570-6)
BRUGNARO, BEATRIZ HELENA; VIEIRA, FABIANA NASCIMENTO; FERNANDES, GESICA; DE CAMARGO, OLAF KRAUS; FUMINCELLI, LAIS; DE CAMPOS, ANA CAROLINA; PAVAO, SILVIA LETICIA; CICUTO FERREIRA ROCHA, NELCI ADRIANA. Exploration of the Feasibility of Remote Assessment of Functioning in Children and Adolescents with Developmental Disabilities: Parents' Perspectives and Related Contextual Factors. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENVIRONMENTAL RESEARCH AND PUBLIC HEALTH, v. 19, n. 22, p. 14-pg., . (20/05685-5, 19/13570-6, 19/13716-0, 21/15016-6)