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Controle com tempo de estabilização finito

Processo: 20/07574-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2020
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2021
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:José Claudio Geromel
Beneficiário:Carlos Eduardo Celeste Junior
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Eletrônica industrial   Otimização de sistemas   Controle ótimo   Estabilização   Cinemática   Simulação numérica   Análise de trajetórias   Modelo de equilíbrio dinâmico   Estudos de casos e controles
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle com Estrutura Variável | Controle ótimo | Controle

Resumo

O Controle Ótimo tem como uma de suas aplicações práticas a otimização de trajetórias, na qual se projeta a referida trajetória otimizando-se uma variável selecionada dentro de um conjunto de restrições pré-estabelecido. Desse modo, deseja-se, por exemplo, obter uma trajetória onde um carro desloque-se entre o ponto A e o ponto B, previamente determinados, em tempo finito (o menor possível). Este problema pode ser desenvolvido considerando-se o modelo de um carro, de comprimento L, onde são conhecidos o seu centro de gravidade, o ângulo entre o eixo do carro e um eixo estipulado e a variável de controle é o ângulo de direção, em relação ao eixo do carro, que é sujeita a restrição de valor máximo. Uma das estratégias que pode ser adotada para controlar este modelo é o controle com estrutura variável, visando principalmente satisfazer o critério da convergência em tempo finito. Logo, ao utilizar este método, o objetivo do projeto é determinar uma lei de controle, tal que, dentro de uma dada região X, a trajetória do carro convirja assintóticamente para a posição e ângulo desejados, e fora dessa região a trajetória do carro evolua até atingir o contorno de X em um tempo finito. Para alcançar o objetivo estipulado, será elaborado um modelo cinemático para o carro, o qual terá suas limitações estudadas, além disso será desenvolvido o método de controle deste modelo, que será implementado em simulações numéricas para o estudo de casos. Como desenvolvimentos posteriores, espera-se a generalização dos resultados obtidos, além da elaboração de um modelo dinâmico do carro, com o estudo de suas limitações, o desenvolvimento do método de controle para este modelo e a implementação numérica comparando com os resultados obtidos no modelo cinemático.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GEROMEL, JOSE C.; CELESTE, CARLOS E., JR.. Trajectory tracking control with convergence time assessment. International Journal of Control, v. N/A, p. 9-pg., . (20/07574-6)