Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização do roteamento de aeronaves com alocação de tripulações e passageiros para o transporte aéreo não regular

Processo: 20/11602-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2021
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2024
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Pedro Augusto Munari Junior
Beneficiário:Thiago José dos Santos Vieira
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/01860-1 - Problemas de corte, empacotamento, dimensionamento de lotes, programação da produção, roteamento, localização e suas integrações em contextos industriais e logísticos, AP.TEM
Assunto(s):Problemas de roteamento de veículos   Branch-and-price   Aeronaves   Transporte aéreo   Heurística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aircraft Recovery Problem | Branch-and-price | Dial-a-Flight Problem | Métodos Heurísticos | roteamento de aeronaves | Transporte aéreo não regular | Roteamento de Veículos

Resumo

Neste projeto, pretende-se estudar problemas integrados de roteamento de aeronaves com alocação de tripulações e passageiros no contexto da indústria de transporte aéreo não regular. Esses problemas englobam decisões complexas em um ambiente altamente dinâmico que devem respeitar várias regras de aviação, onde representações detalhadas necessitam ser feitas de forma eficiente, pois envolvem altos custos de operação. Há uma escassez na literatura de pesquisa operacional a respeito do transporte aéreo não regular, o qual possui diferenças significativas em relação ao transporte regular. Desse modo, o objetivo do projeto está em propor modelos de otimização capazes de representar adequadamente tais situações, bem como desenvolver métodos de solução exatos e heurísticos que sejam efetivos na prática, oferecendo soluções de qualidade em tempos computacionais razoáveis. Para isso, casos reais de duas empresas pertencentes ao setor de transporte aéreo não regular serão abordadas na pesquisa, a fim de identificar e validar as restrições pertinentes aos problemas em questão. Pretende-se realizar experimentos computacionais com instâncias definidas a partir de dados reais, fornecidos por essas empresas, e instâncias disponíveis na literatura. Este trabalho está relacionado com as atividades previstas no Projeto Temático FAPESP 2016/01860-1 "Problemas de corte, empacotamento, dimensionamento de lotes, programação da produção, roteamento, localização e suas integrações em contextos industriais e logísticos". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LA VEGA, JONATHAN; VIEIRA, THIAGO; SANTANA, MATEUS; PUREZA, VITORIA; MORABITO, REINALDO; TAVARES, ROBERTO; BASTOS, YAN; RIBAS, PAULO CESAR. Helicopter recovery in an oil and gas industry: Model and solution approaches. EURO JOURNAL ON TRANSPORTATION AND LOGISTICS, v. 11, p. 17-pg., . (20/11602-5, 16/01860-1)
DE CAMPOS, RAFAEL AJUDARTE; VIEIRA, THIAGO; MUNARI, PEDRO; MES, M; LALLARUIZ, E; VOSS, S. A Branch-and-Cut Algorithm for Aircraft Routing with Crew Assignment for On-Demand Air Transportation. COMPUTATIONAL LOGISTICS (ICCL 2021), v. 13004, p. 16-pg., . (19/22235-6, 16/01860-1, 20/11602-5, 19/23596-2)