- Auxílios pontuais (curta duração)
Esta página da Biblioteca Virtual da FAPESP reúne informações referenciais de bolsas e auxílios de diversas modalidades de pesquisa apoiada pela FAPESP, que possuem o assunto Pessoas com deficiência auditiva.
A caixa de “Apoio FAPESP em Números” permite a visualização da totalidade de auxílios e bolsas concedidos, em andamento ou concluídos, com o assunto Pessoas com deficiência auditiva.
No centro da página, podem-se ver algumas informações desses projetos apoiados, no Brasil e no exterior.
Na lista de “Assuntos relacionados” podem-se ver quais outros assuntos foram mais citados em pesquisas apoiadas com o assunto Pessoas com deficiência auditiva.
Em “Refinar por” é possível filtrar o total das pesquisas com o assunto Pessoas com deficiência auditiva, de acordo com os seguintes parâmetros: por modalidades de Auxílios à pesquisa, por modalidades de Bolsas, por Área do conhecimento, por Instituição e por Ano de início, e gerar resultados mais específicos.
Os Mapas e Gráficos contribuem visualmente para a identificação da distribuição geográfica do fomento da FAPESP no Estado de São Paulo, e do histórico do fomento, por ano, das pesquisas vigentes com o assunto Pessoas com deficiência auditiva.
O desenvolvimento escolar do aluno surdo depende muito de seu domínio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Todavia, a Libras não é cotidianamente desenvolvida no ambiente familiar, e este domínio precisa ser alcançado principalmente no ambiente escolar, no qual espera-se que o aluno surdo tenha pares em sua língua e possa interagir por meio dela. Neste sentido, se assemelha ao dese...
O acesso de surdos a materiais audiovisuais vem sendo discutido em âmbito nacional desde os anos 2000. Com a Lei 10.436/02 (Lei da língua brasileira de sinais - Libras), o Decreto 5.296/04 e o Decreto 5.626/05 esse tema vem ganhando projeção e mobilizando a comunidade surda para exigir do poder público o direito de acessar a produção cultural audiovisual nacional em Libras. Esse acesso...
Muitos surdos, além de se comunicarem por meio da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), também fazem uso da língua portuguesa, na modalidade escrita. Tal situação é considerada um tipo de bilinguismo - "bilinguismo bimodal", nas palavras de Lillo-Martin, Quadros, & Pichler (2016) - em que a língua portuguesa escrita é vista como uma segunda língua. Apesar da abundância de trabalhos que...
A política educacional vigente indica a inclusão de toda a criança na escola regular, respeitando suas necessidades e peculiaridades, todavia tais cuidados nem sempre lhe são proporcionados. Este é o caso da inclusão escolar de crianças e jovens surdos, que por sua dificuldade de acesso à língua utilizada pela maioria, ficam alijados dos processos de ensino-aprendizagem; como consequên...
O objetivo desta pesquisa consiste em aplicar a Escala de avaliação de Ansiedade à Matemática (EAM) em sua versão traduzida para a Libras (GIAMLOURENÇO; SANTOS, em andamento) em uma amostra do Estado de São Paulo e realizar a coleta balanceando os dados por meio de diferentes aspectos a fim de colaborar para ajustes no instrumento e compor parte da amostra. Considerando a importância d...
A proposta desta Bolsa de Treinamento Técnico é introduzir o aluno do último ano ou egresso do nível médio técnico para a importância da avaliação da qualidade de vida em doentes com surdez. O bolsista apoiará o desenvolvimento do projeto, na interação com os participantes do estudo, na avaliação da usabilidade das ferramentas tecnológicas e da adequação ao fluxo de atendimento, e na c...
Conforme descrito no projeto de pesquisa mensalmente serão vídeo gravadas aulas ministradas na sala multisseriada língua de instrução Libras (língua brasileira de sinais) visando implementação e acompanhamento da proposta de autoavaliação das professoras (EVALOE-SSD). Além disso, serão realizados registros em vídeo de produções discursivas dos alunos surdos individual e coletivamente p...
Muitos surdos, além de se comunicarem por meio da Libras (língua brasileira de sinais), também fazem uso da língua portuguesa, na modalidade escrita. Tal situação é considerada um tipo de bilinguismo - "bilinguismo bimodal", nas palavras de Lillo-Martin, Quadros, & Pichler (2016) - em que a língua portuguesa escrita é vista como uma segunda língua. Apesar da abundância de trabalhos que...
Com foco numa abordagem bilíngue, este estudo objetiva conhecer e analisar o processo de aquisição de linguagem por crianças surdas. Fundamentando-se no sociointeracionismo e em estudos que versam sobre a educação de surdos, consiste numa pesquisa de campo, que investigará uma turma de Educação Infantil bilíngue - Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa - com crianças ...
Esta pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, tem por objetivo aprofundar a discussão historiográfica acerca do processo de fundação e consolidação das instituições de instrução pública para deficientes visuais e auditivos no Brasil, isto é, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (antigo Instituto dos Surdos-Mudos) e o Instituto Benjamin Constant (antigo Imperial Instituto do...
O desenvolvimento escolar do aluno surdo depende muito de seu domínio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Todavia, a Libras não é cotidianamente desenvolvida no ambiente familiar, e este domínio precisa ser alcançado principalmente no ambiente escolar, no qual espera-se que o aluno surdo tenha pares em sua língua e possa interagir por meio dela. Neste sentido, se assemelha ao dese...
Esta proposta de estágio de pesquisa no exterior, diretamente atrelada aos objetivos da pesquisa de iniciação científica intitulada "A escolarização de surdos e cegos no Brasil e na França: os primeiros institutos de educação especializada", visa adensar o estudo sobre o processo de fundação e consolidação das primeiras instituições de instrução pública para deficientes visuais e audit...
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