Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de inibidores de metaloproteinases e/ou agentes remineralizadores sobre a estrutura dentária submetida a erosão

Processo: 18/05847-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2018 - 30 de novembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Heitor Marques Honório
Beneficiário:Heitor Marques Honório
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Pesq. associados:Daniela Rios Honório
Assunto(s):Erosão dentária  Prevenção  Dentina  Desgaste  Erosão  Esmalte 

Resumo

Devido à alta prevalência de erosão dentária encontrada nos últimos anos, tem se buscado terapias para prevenir a ocorrência ou inibir o avanço desta alteração. A PROANTOCIANIDINA é um agente estudado atualmente devido às suas propriedades, que entre outras, envolve remineralização, redução da desmineralização e biomodificação da dentina, inibindo as metaloproteinases da matriz (MMPs) que degradam o colágeno dentinário. Assim, o objetivo deste estudo será avaliar o papel de agentes à base de PROANTOCIANIDINA (gel e dentifrício) na prevenção do desgaste dentário (esmalte e dentina) e degradação da matriz orgânica da dentina desmineralizada. Para isso, serão realizados 6 subprojetos: Subprojeto 1- será avaliado o efeito de agentes remineralizadores fluoretados aplicados sobre a dentina erodida, tratada ou não previamente com inibidores da degradação do colágeno (entre eles a PROANTOCIANIDINA), no desgaste da dentina submetida à erosão; Subprojeto 2- será avaliado quimicamente a superfície de esmalte e dentina, hígidos e erodidos, com e sem tratamento com agentes preventivos desenvolvidos para cárie e erosão (entre eles a PROANTOCIANIDINA); Subprojetos 3 e 4- será avaliado in vitro e in situ respectivamente um dentifrício à base de PROANTOCIANIDINA na resistência ao desgaste da dentina submetida à erosão associada abrasão; Subprojeto 5- será avaliado o efeito de um gel de PROANTOCIANIDINA na minimização do desgaste dentinário e possível inibição da degradação da matriz orgânica desmineralizada; Subprojeto 6- será avaliado o efeito de um gel de PROANTOCIANIDINA com e sem a presença de película adquirida na inibição da erosão em esmalte. Nos subprojetos 1, 3, 4 e 5 a variável dependente será a avaliação do desgaste por perfilometria. No subprojeto 2, os espécimes serão quimicamente avaliados por meio de XPS e EDX. Os espécimes do subprojeto 5 também serão avaliados quanto ao grau de degradação da matriz orgânica desmineralizada pelo método ELISA. No subprojeto 6, a variável de reposta será a porcentagem de perda de dureza superficial. Os dados serão analisados por testes ANOVA simples ou fatoriais, seguidos de testes de comparação múltipla, além de modelos de Regressão Linear Múltipla, adotando-se um nível de significância de 5%. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VERTUAN, MARIELE; SOUZA, BEATRIZ MARTINES; MOSQUIM, VICTOR; SILVA, CAMILA VIEIRA; FREITAS, PATRICIA MOREIRA; BORGES, ANA FLAVIA SANCHES; RIOS, DANIELA; MAGALHAES, ANA CAROLINA; HONORIO, HEITOR MARQUES. Effect of TiF4 varnish after pre-treatment with proanthocyanidin or chlorhexidine on the progression of erosive dentin loss in the presence or absence of the demineralized organic matrix. JOURNAL OF THE MECHANICAL BEHAVIOR OF BIOMEDICAL MATERIALS, v. 115, MAR 2021. Citações Web of Science: 0.
FABRÍCIA CARDOSO; ANA PAULA BOTEON; TAMIRES ALVES PEREIRA DA SILVA; ANURADHA PRAKKI; LINDA WANG; HEITOR MARQUES HONÓRIO. In situ effect of a proanthocyanidin mouthrinse on dentin subjected to erosion. Journal of Applied Oral Science, v. 28, p. -, 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.