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Pesquisas participativas em educação e em saúde

Processo: 18/09460-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Data de Início da vigência: 04 de fevereiro de 2019
Data de Término da vigência: 10 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Cinira Magali Fortuna
Beneficiário:Cinira Magali Fortuna
Pesquisador visitante: Sebastien Pesce
Instituição do Pesquisador Visitante: Université d'Orléans, França
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação continuada  Atenção primária à saúde  Formação de professores  Pesquisa participante  Intercâmbio de pesquisadores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atenção primária a saúde | educação permanente | Educação Superior- Enfermagem | formação de professores | Pesquisa intervenção | Socioclinica | Educação e Saúde Coletiva

Resumo

Trata-se de estudo de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-intervenção que tem por objetivo analisar as práticas profissionais dos apoiadores municipais da Política Nacional de Humanização (PNH) e articuladores municipais de Educação Permanente em Saúde (EPS) e implementar ações junto aos 24 municípios do Departamento Regional de Saúde III de Araraquara. A pesquisa utilizará o referencial teórico metodológico da Análise Institucional francesa, linha socioclínica. A produção dos dados será realizada em quinze sessões de grupos de discussão com articuladores de EPS e apoiadores da PNH, com periodicidade mensal, intercaladas com três sessões de restituição das análises e 48 entrevistas semi-estruturadas realizadas com os mesmos. Pretende-se mapear ações, dificuldades, lacunas e ferramentas utilizadas por eles no desenvolvimento de suas funções. Os resultados esperados dizem respeito a apropriação de ferramentas de trabalho pelos apoiadores e articuladores que possam ser utilizadas para fomentar análises junto a coletivos de trabalhadores de saúde dos serviços que compõem a rede municipal na direção da aprendizagem significativa, visando a transformação das práticas de gestão nos territórios, além da possibilidade de melhoria do cuidado prestado à população. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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