Busca avançada
Ano de início
Entree

Medo e ansiedade: o papel do sistema orexinérgico no córtex pré-frontal medial

Resumo

A capacidade de detectar e prever eventos ameaçadores ou estressantes é essencial para a sobrevivência. Embora trabalhos recentes tenham se concentrado no córtex pré-frontal medial (mPFC) como estrutura fundamental no controle das emoções, o hipotálamo também tem sido implicado na regulação desses processos, e o neuropeptídio hipotalâmico orexina (hipocretina) parece estar envolvido no processamento dos estados de medo e ansiedade. Nesse sentido, tem sido sugerido que os neurônios orexinérgicos do hipotálamo lateral (LH) que se projetam para o mPFC desempenham um papel importante nas funções cognitivas executadas pelo mPFC. Entretanto, pouco se sabe a respeito do papel dos mecanismos orexinérgicos no mPFC, sobretudo o da via LH-mPFC, durante a organização das respostas comportamentais associadas ao medo e à ansiedade. Portanto, utilizando técnicas de neurotraçamento, de imuno-histoquímica, neurofarmacologia e optogenética associadas a ensaios comportamentais, o objetivo do presente trabalho será investigar o papel dos mecanismos orexinérgicos no córtex pré-límbico (PL), sub-região do mPFC, e da via LH-PL durante a organização e expressão das respostas defensivas associados ao medo e à ansiedade. A hipótese é que os mecanismos orexinérgicos, principalmente via receptores orexina do tipo 1 (OX1R) sejam fundamentais durante a organização e expressão das respostas comportamentais associadas ao medo e à ansiedade. A expectativa é que esse projeto possa ampliar o conhecimento científico acerca da neurofisiologia do medo e da ansiedade, além de também incentivar o desenvolvimento de novos fármacos, tendo impacto, sobretudo na elaboração de novas estratégias para o tratamento das doenças psiquiátricas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, JULIANA ALMEIDA; ALMADA, RAFAEL CARVALHO; DE PAIVA, YARA BEZERRA; COIMBRA, NORBERTO CYSNE. Endocannabinoid neuromodulation in the neostriatum decreases the GABAergic striato-nigral disinhibitory function and increases the nigro-collicular inhibitory pathway activity. JOURNAL OF NEURAL TRANSMISSION, v. 127, n. 8 JUN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.