Busca avançada
Ano de início
Entree

Rastreamento dos mecanismos controladores do imprint genômico placentário do locus DLK1-DIO3 em mulheres portadoras de hipotireoidismo: envolvimento do T3 na susceptibilidade ao DM2 na prole

Resumo

O hormônio tireoidiano está amplamente envolvido nos processos de controle metabólico, desde o desenvolvimento fetal até a vida adulta. Disruptores no período gestacional que afetem áreas de controle epigenético, podem ser predisponentes ao desenvolvimento de doenças metabólicas, como o Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). Embora haja hipóteses acerca da redução da expressão da deiodinase 3 (D3) e alterações nos perfis de metilação do DNA do locus DLK1-DIO3 com a ocorrência intolerância à glicose no DM2, os mecanismos exatos acerca dessa relação tireoide-pâncreas ainda não foram completamente elucidados. Sendo assim, nossa hipótese é de que o hipotireoidismo possa ser um fator disruptor dos mecanismos de imprint genômico placentário, conferindo susceptibilidade ao desenvolvimento de DM2 no indivíduo adulto. Avaliaremos o perfil de expressão genica, microRNA e diferencial de metilação de ilhas CpGs localizadas no locus DLK1-DIO3 em placentas de gestantes portadoras de hipotireoidismo no sangue do cordão umbilical de su-as proles. Para tal, serão selecionados 2 grupos (n=20) de gestantes com hipotireoidismo gestacional e sau-dáveis e realizaremos o estudo comparativo do perfil de metilação do DNA placentário por pirosequenciamento (Pyromark Q24) pós bissulfito das zonas IG-DMR e MEG3-DMR além do perfil de expressão de mRNA e de microRNA por qRT-PCR. A comparação entre os percentuais de metilação entre os grupos será realizado pelo teste do Qui-Quadrado, aceitando diferença mínima de 40%, poder de 90% e significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, BIANCA M.; GRACELI, JONES B.; DA ROCHA, PAULA B.; TILLI, HELENA P.; VIEIRA, ESTER M.; DE SIBIO, MARIA T.; PEGHINELLI, VINICIUS V.; DEPRA, IGOR C.; MATHIAS, LUCAS S.; OLIMPIO, REGIANE M. C.; et al. Placental model as an important tool to study maternal-fetal interface. REPRODUCTIVE TOXICOLOGY, v. 112, p. 7-pg., . (18/06178-0, 19/09492-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: