Busca avançada
Ano de início
Entree

Tempestade de citocinas no paciente de covid-19: contribuição do tecido adiposo

Resumo

Hipótese: O tecido adiposo branco (WAT) contribui, como uma das principais glândulas endócrinas, para a tempestade de citocinas e para os efeitos sistêmicos da infecção.Justificativa: i)A WAT é um componente importante da resposta inflamatória na caquexia, uma doença sistêmica na qual hipóxia, inflamação e fibrose ocorrem nos principais órgãos. Portanto, é possível esperar semelhanças, dada a descrição recente dos efeitos de Covid19 em órgãos / tecidos19 ii) ii) O WAT secreta todas as principais citocinas inflamatórias, eicosanóides e também adipocinas. Não há literatura disponível sobre a expressão de citocinas inflamatórias / autacóides e adipocinas em pacientes com WAT de COVID19 Objetivos: 1. Examinar a morfologia da WAT, infiltração imune, fibrose e expressão de fatores inflamatórios 2. Investigar NFKB intracelular (adipócito e monócito) e vias inflamatórias 3. Estudar a carga de exossomos derivados de WAT. Casuística e experimentos: a) AMOSTRAS: WAT (depósitos subcutâneos e viscerais), plasma Hospital Universitário (HU-USP): 40 pacientes com teste Covid-19 positivo, submetidos a cirurgia de emergência; 20 pacientes negativos para os testes Covid19, submetidos às mesmas cirurgias Faculdade de Medicina-USP: amostras obtidas de autópsias de pacientes que passaram com Covid19 (20); número igual de amostras de controle b) Experimentos:WAT: ¾ Análise histológica do tecido (microscopia de luz e eletrônica) ¾ Estudo de exame FACS de células imunes infiltradas ¾ Ensaios multiplex para citocinas inflamatórias, proteínas envolvidas em hipóxia, proteínas relacionadas às vias de fibrose PCR PCR em tempo real para os mesmos fatores e análise por microRNA ¾ Western blot para avaliação de proteínas fosforiladas nas vias de interesse Lip Lipidômica de tecidos Incub Incubação de explantes e separação de exossomos e análise subsequente (lipidômica, miRs) Plasma: ¾ Perfil inflamatório / metabólico: quantificação de marcadores circulantes da inflamação, doença cardiometabólica, neuropeptídeos, adipocinas e hormônios (insulina, cortisol, testosterona, estradiol) PCR, citocinas, neuropeptídeos, adipocinas, glicose, lactato, creatinina, insulina, cortisol Metabol metabolômica plasmática / lipidômica; Separation Separação de exossomos e avaliação de carga (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, RENATA DE CASTRO; FREIRE, PAULA PACCIELLI; COLETTI, DARIO; SEELAENDER, MARILIA. Tumor Microenvironment Autophagic Processes and Cachexia: The Missing Link?. FRONTIERS IN ONCOLOGY, v. 10, FEB 2 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.