Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfis proteômicos distintos de vesículas extracelulares derivadas do plasma em indivíduos saudáveis, com lesões benignas e com câncer de mama triplo-negativo: biomarcadores candidatos para biópsia líquida.

Processo: 25/06318-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Debora Aparecida Pires de Campos Zuccari
Beneficiário:Debora Aparecida Pires de Campos Zuccari
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias mamárias  Marcadores  Proteômica  Vesículas extracelulares 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Câncer de mama | marcadores | proteômica | vesículas extracelulares | Proteômica

Resumo

Vesículas extracelulares (VEs) derivadas do plasma, com tamanho de até 150 nm, atuam como mensageiras moleculares, transmitindo informações cruciais para as células-alvo, o que as torna candidatas promissoras para aplicações em biópsias líquidas no diagnóstico do câncer. O câncer de mama triplo-negativo (TNBC) representa um desafio particular devido à sua natureza agressiva, alto potencial metastático e opções limitadas de tratamento. Este estudo teve como objetivo identificar proteínas associadas às VEs em amostras de sangue que possam servir como potenciais biomarcadores para o TNBC.Por meio da análise proteômica baseada em espectrometria de massa, foram detectadas proteínas exclusivas e diferencialmente expressas entre indivíduos saudáveis, pacientes com condições benignas da mama e pacientes com TNBC. Embora o tamanho e a concentração das VEs não apresentassem diferenças entre os grupos, o perfil proteômico variou significativamente. Diversas proteínas relacionadas à resposta imune foram encontradas exclusivamente em indivíduos saudáveis, mas estavam reduzidas nos casos benignos e malignos.Também foi avaliado o impacto da cirurgia no conteúdo proteico das VEs, e a Histona H2A foi identificada como um marcador específico de TNBC presente antes da cirurgia. Sua expressão foi posteriormente validada por imuno-histoquímica e Western blotting em biópsias e linhagens celulares de TNBC. Notavelmente, a intervenção cirúrgica promoveu a ativação de vias de resposta imune em pacientes com TNBC.Em conclusão, a biópsia líquida apresenta potencial como ferramenta não invasiva para o diagnóstico e monitoramento do TNBC, revelando um panorama molecular pós-cirúrgico que apoia a combinação de imunoterapia com mastectomia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)