Busca avançada
Ano de início
Entree

Dosagens hormonais em portadores de disseccao (aneurisma dissecante) da aorta: avaliacao da funcao tireoideana e correlacao com dados morfometricos.

Processo: 97/02923-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1997
Data de Término da vigência: 30 de junho de 1998
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Paulo Sampaio Gutierrez
Beneficiário:Paulo Sampaio Gutierrez
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aorta  Glândula tireoide 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aneurismas Dissecantes | Aorta | Tireoide

Resumo

Para a investigação de distúrbios subclínicos da tireóide, que poderiam estar relacionados a depósitos mixóides na camada média da aorta e assim à patogênese da dissecção aórtica, serão feitas dosagens séricas de hormônio tireotrófico e de hormônios tireoideanos em pacientes portadores dessa doença arterial e em controles normotensos e hipertensos. Será ainda feita quantificação morfométrica do material mixóide nas aortas dos pacientes submetidos a tratamento cirúrgico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAULO SAMPAIO GUTIERREZ; MARIA ADELAIDE ALBERGARIA PEREIRA; REGINA CÉLIA MARTINS OLIVEIRA; NOEDIR ANTONIO GROPPO STOLF; MARIA DE LOURDES HIGUCHI. Níveis de hormônios tireoideanos em pacientes com dissecção aórtica: comparação com controles e correlação com a porcentagem de área da camada média composta por depósitos mixóides. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 82, n. 2, p. 129-133, . (97/02923-4)